Homenagem do Governo Estadual: Pacajus e Groaíras aniversariam nesta segunda-feira (23)

23 de maio de 2016 - 11:00

Pacajus, município da Região Metropolitana de Fortaleza, completa 81 anos nesta segunda-feira (23). São 48 km que separam o município da capital, Fortaleza. A cidade faz limite com as vizinhas Horizonte, Guaiuba, Cascavel, Chorozinho Acarape e Barreira. Em 2010, o IBGE apontou uma população de 61.838 habitantes na cidade. A economia local tem como base a agricultura (principalmente o cultivo do caju), comércio, indústria e turismo. A “Terra do Caju”, como é conhecida, está situada numa das zonas industriais mais dinâmicas do Ceará. Junto com o município vizinho de Horizonte, forma um complexo industrial que emprega grande parte da mão de obra destes dois municípios e outros circunvizinhos. O turismo é intenso, devido aos recursos naturais e aos eventos culturais.

Já Groaíras, localizada na região de Sobral, a 220 km de Fortaleza, está completando 59 anos, também nesta segunda-feira (23). A cidade limita-se ao norte, com Cariré e Sobral; ao sul, com Santa Quitéria; a leste, com Forquilha e Sobral e a oeste, com Cariré. No último censo do IBGE (2010), a cidade apresentou uma população de 10.228 habitantes.

Como homenagem, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos do município, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. Esse projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

A todos os pacajuenses e groairenses, os nossos parabéns!

23.05.2016