Ceará prepara agenda de inovações tecnológicas para apresentar no WebSummit 2016, em Lisboa

25 de maio de 2016 - 18:00

Representantes do Governo do Estado do Ceará e da Câmara de Comércio Brasil-Portugal reuniram-se na última segunda-feira (23) para que o Estado apresente uma agenda de desenvolvimento para levar as suas potencialidades ao evento WebSummit 2016, que acontecerá em Lisboa entre 7 e 10 de novembro. Na ocasião, aconteceu uma videoconferência entre representantes do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, além de representantes da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e de empresas ligadas ao setor de inovação tecnológica.

WEB MG 5294O vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Rômulo Soares, destacou que o evento é a oportunidade para o Ceará apresentar suas potencialidades de negócios na área de ciência e tecnologia. “O Ceará tem o que mostrar, podendo inclusive fazer negócios e trazer mais inovações tecnológicas para gerar desenvolvimento para cá”, afirmou. Soares destacou ainda que a parceria entre Portugal e o Estado do Ceará para a geração de negócios e boas oportunidades para o Estado. “Empresas portuguesas estão se instalando no Ceará e gerando vários negócios na área do turismo, chegou a hora da gente investir também em inovação”, disse.

WEB MG 5300Segundo o vice-presidente da Câmara, mais de mil empresas instaladas no Ceará contam com capital português, nas áreas de hotelaria, energia, entre outras, por isso, a necessidade de aproximação com os mercados europeus.

O secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, destacou que, além de importar novas tecnologias, o Estado do Ceará tem condições de exportar inovação tecnológica. “Estamos pensando junto com as Universidades Federal, Estadual e o Instituto Federal (IFCE) uma tecnologia chamada de criptografia quântica, que deverá ser o diferencial do Ceará durante o evento”, destacou.

O secretário afirmou ainda que os estudantes das universidades cearenses têm se destacado com projetos em nível internacional e reforçou que o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) lançou curso de mestrado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

 27.05.2016  

Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
Lúcio Filho
Gestor  da Célula de Rádio
(85) 3466.4898 / 98897.8510

Assinatura coornenadoria matérias