Governador sanciona Lei de Promoção dos Subtenentes

25 de maio de 2016 - 20:53

A proposta assegura aos atuais subtenentes a possibilidade de ingresso na carreira de oficial, desde que tenham atingido 20 anos de corporação e pelo menos cinco anos como subtenentes

 ARI3412Os subtenentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará agora também serão beneficiados pela Lei de Promoções. O governador Camilo Santana sancionou a lei especialmente para a categoria na tarde desta quarta-feira (25), no Palácio da Abolição. Com isso, o Governo do Estado cria 404 novas vagas no oficialato militar cearense. A lei regulamenta as promoções, garantindo a ascensão na carreira ao longo do tempo.

O governador Camilo Santana destacou a satisfação por colocar em prática um compromisso de campanha. “Quero dizer que me sinto muito feliz por estar aqui concretizando um ato que beneficia essa classe. Eu tinha assumido um compromisso desde a campanha  ARI3453que foi a Lei de Promoções dos Militares e foi meu primeiro ato como governador. Hoje não há mais aquela insegurança da tropa de não saber quando vai ser promovido. Tenham em mim não só um governador, mas um amigo que quer resgatar o orgulho de ser policial, de atuar na segurança pública do Estado”, disse.

 ARI3461A proposta assegura aos atuais subtenentes a possibilidade de ingresso na carreira de oficial, desde que tenham atingido 20 anos de corporação e pelo menos cinco anos como subtenentes. Após concluído o curso, os profissionais assumem o posto de 2º tenente e ingressam no oficialato.

Os subtenentes não foram contemplados no primeiro momento porque a categoria é a que divide praças e oficiais, havendo a necessidade da criação de novas vagas no oficialato. As 404 novas vagas vão até o cargo de major.

A conquista é fruto de várias conversas do próprio governador e representantes do Governo do Estado com as esposas e familiares dos promovidos. “Não há nada mais importante na vida que a família. Gostaria de parabenizar as esposas dos senhores, pois tenho certeza que estiveram lutando lado a lado em busca desse sonho. Me emociona ao vê-las usando essa camisa verde, cor da esperança. Parabéns a todos que os apoiaram e o trouxeram até chegar a esse momento e tenham os meus sinceros agradecimentos”, disse o secretário da Segurança, Delci Teixeira.

Estiveram também presentes na solenidade o chefe da Casa Militar, Túlio Studart; o comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, Giovanni Pinheiro; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Eraldo Pacheco; os deputados estaduais Tin Gomes, Bruno Gonçalves, Evandro Leitão, Odilon Aguiar e George Valentim, entre outros.

Lei das Promoções

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio do ano passado, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida. A lei permitiu a promoção na carreira de 8.891 profissionais no ano passado.

25.05.2016

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Assinatura coornenadoria matérias