Governo do Estado inaugura nova unidade de UTI no Hospital de Messejana

25 de maio de 2016 - 11:26

Com a inauguração dos oito novos leitos, aumenta para 71 o total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva

O governador Camilo Santana inaugura nesta quarta-feira (25), às 10 horas, a nova Unidade de Terapia Intensiva Cardiopulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), com oito leitos. Com a inauguração, o HM aumenta a capacidade para garantir cuidados intensivos aos pacientes clínicos com doenças cardíacas e pulmonares. No novo complexo, que tem 215 m² de área construída, com equipamentos de última geração, como monitores e desfibriladores, além do mobiliário hospitalar, foram investidos R$ 900 mil, recursos exclusivos do Governo do Estado.

Com a nova unidade de UTI cardiopulmonar, o Hospital de Messejana dobra o número de leitos pós-operatórios, que passou de oito para 16. Isso porque a UTI que recebia os pacientes pós-cirúrgicos, funcionará agora no antigo espaço destinado à UTI cardiopulmonar. “A inauguração desta nova Unidade de Terapia Intensiva vem trazer uma série de benefícios aos pacientes, já que agora teremos capacidade para realizar mais cirurgias cardíacas”, afirma o diretor geral do HM, Frederico Augusto de Lima e Silva. Os pacientes serão assistidos por equipes multiprofissionais preparados para cuidar dos que sofrem com as mais complexas doenças cardíacas e pulmonares.  

O Hospital de Messejana tem 355 leitos. Desse total, 71 UTIs, distribuídos em sete Unidades de Terapia Intensiva: cardiopulmonar, respiratória, bucoronariana, semi-intensiva, pediátrica clínica, pós-operatório pediátrico e pós-operatório Adulto. O HM realiza por mês, em média, 31 cirurgias pediátricas, 47 cirurgias cardíacas, 58 cirurgias torácicas, totalizando a média mensal de 136 cirurgias.

 

PERFIL DOS 71 LEITOS DE UTI DO HOSPITAL DE MESSEJANA

 

·         8 leitos – UTI cardiopulmonar

·         8 leitos – UTI respiratória

·         8 leitos – UTI coronariana

·         16 leitos – UTI pós-operatório adulto

·         8 leitos – UTI pós-operatório pediátrico

·         9 leitos – UTI pediátrica

·         14 leitos – UTI semi-intensiva

 

Transplantes

 

 

Referência nacional nas áreas cardíaca e pulmonar, o Hospital de Messejana é uma unidade terciária da rede pública da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que realiza o diagnóstico, o tratamento e procedimentos de alta complexidade em suas áreas de atuação.

Está entre os cinco Estados que realizam o transplante de pulmão (CE, SP, RS, BA, MG). No Nordeste, somente o Ceará e a Bahia fazem este tipo de cirurgia. Na área de cardiopediatria, permanece entre as poucas instituições que realizam transplante infantil e no transplante cardíaco, destaca-se entre os três centros que mais realizam o procedimento no país, trabalhando com as tecnologias mais avançadas para prolongar a vida dos pacientes, como o dispositivo de assistência circulatória mecânica, mais conhecido como coração artificial.

 

 

 

25.05.2016

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (selma.oliveira@saude.ce.gov.br/ 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
Contato: (85) 3101-4092

Assinatura coornenadoria matérias