Semace intensificará blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

25 de Maio de 2016

O programa da autarquia terá nova etapa na capital cearense

A Semace intensificará a ação de combate à fumaça negra com nova etapa na capital cearense, que se destaca por ter mais de sete mil veículos vistoriados pela autarquia entre 2015 e 2016. Desse resultado, 55 blitze foram realizadas e 173 veículos foram multados com altos índices de fumaça preta. As blitze estão programadas para o início da próxima semana, ocorrendo em três dias consecutivos, em avenidas consideras estratégicas por terem grande fluxo de veículos.

O programa opera desde 1990 conscientizando motoristas que transitam com motores desregulados poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde humana. “Quando começamos, era assustadora a quantidade de veículos fora dos padrões”, disse o técnico do Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace, Francisco Oliveira. Conforme ele, no início do programa, 34% dos veículos vistoriados não apresentavam resultado satisfatório. “A partir de dez anos pra cá, com a continuação do Programa, alcançamos o percentual de cinco por cento. Esse valor vem se mantendo até os dias atuais”, informou o agente da Semace.

Os valores das multas aplicadas variam de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60, podendo ser reduzidas em 50%. O infrator que apresentar o carro irregular à Semace, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

Em Fortaleza, as ações contam com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Caráter educativo

As blitze promovidas pela Semace também têm caráter educativo. A equipe de agentes da autarquia realiza o trabalho de conscientização com os motoristas abordados. Os técnicos orientam e alertam sobre os cuidados com o meio ambiente e oferecem dicas de manutenção adequada para os veículos.

25.05.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554