Corre Pra Vida supera 18 mil atendimentos

27 de maio de 2016 - 20:28

Contêiner do projeto funciona no Centro de Fortaleza

Já chega a 18 mil o número de atendimentos realizados pelo Corre Pra vida, incluindo cerca de 500 encaminhamentos. Iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o projeto foi implementado a partir de novembro de 2015 e vem possibilitando à população em situação de rua e socialmente vulnerável o acesso a atividades de autocuidado, serviços de saúde e à Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

O ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) está instalado na área denominada de Oitão Preto, junto à Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Fortaleza. No equipamento, os usuários são atendidos por uma equipe de profissionais interdisciplinares e redutores de danos. Somente em abril passado foram quase seis mil atendimentos, envolvendo acolhimento no contêiner, distribuição de insumos, abordagens de campo com o apoio da unidade móvel e encaminhamentos/acompanhamentos, incluindo resgates de vínculos familiares.

O projeto também viabiliza a participação dos usuários em atividades de caráter informativo e educativo e reinserção social e profissional, bem como ações de redução de riscos e danos dentre os que fazem uso de substâncias psicoativas e álcool. O objetivo é proporcionar acolhimento, tratamento e a ressocialização dos usuários.

O contêiner do Corre Pra Vida está aberto de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, servindo de suporte para a atuação da equipe multidisciplinar e dos redutores de danos. A divulgação da iniciativa junto à população em situação de rua, através de ações de saúde e integrativas/recreativas e as abordagens sistemáticas nas principais cenas de uso de drogas, proporciona a vinculação desse público com a equipe do projeto, facilitando a identificação de suas necessidades e o encaminhamento das demandas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, destaca a aceitação do projeto por parte da população em situação de rua e/ou em outros contextos de vulnerabilidade, em especial aquelas pessoas que fazem uso problemático de drogas. A titular da SPD também enfatiza as parcerias com órgãos e entidades estaduais e municipais para a efetivação de ações em prol dos usuários.

De acordo com a secretária Aline Bezerra, o Corre Pra Vida foi criado pela SPD para resgatar a cidadania da população em situação de rua, reduzindo os danos do uso de drogas e promovendo direitos e a inserção nas diversas políticas públicas.

O projeto se torna ainda mais relevante na medida que que a pesquisa mais recente no Ceará sobre a população em situação de rua revelou que 78,5% desse público fazem uso de drogas e 54,4% declararam ter sofrido algum tipo de violência.

27.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias