Secretários discutem propostas para desenvolver turismo sustentável no Maciço de Baturité

27 de maio de 2016 - 13:28

Os secretários Arialdo Pinho (Turismo), Artur Bruno (Meio Ambiente) e Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior) reúnem-se nesta sexta-feira (27), em Guaramiranga, para discutir propostas para o desenvolvimento do turismo sustentável no Maciço de Baturité. O evento será realizado no auditório do Hotel Escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O grupo de trabalho conta também com a participação da Cagece e da Secretaria das Cidades.

As propostas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) para a região fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da atividade turística com padrão internacional e de forma sustentável, por meio da regionalização e da interiorização do turismo. “Isso dinamiza a cadeia produtiva do turismo, desconcentrando os impactos da receita gerada pelos turistas e aumentando a permanência deles no Estado”, destaca Arialdo Pinho.

As ações do Prodetur contemplam projetos de interpretação turística e inserção de informações turísticas na região; a revitalização da Praça de Entorno do Teatro Raquel de Queiroz, em Guaramiranga; planos de comercialização e marketing, por meio das ações de Promoção Nacional e Internacional para o Maciço de Baturité; entre outras. O valor total de recursos para a região é de US$ 14,4 milhões. As ações devem ser realizadas até o fim do próximo ano.

Grupo de trabalho

Durante o evento em Guaramiranga, as secretarias envolvidas apresentarão as ações para o Maciço do Baturité. O secretário Artur Bruno fará uma exposição dos trabalhos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com destaque para o florestamento e reflorestamento, que contempla a Bacia do Rio Pacoti. Outra ação da Sema para a região é realizar uma gestão compartilhada no Pico Alto, promovendo melhorias para o local. O objetivo é abrir trilhas que facilitem o acesso ao Pico Alto.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por sua vez, vai disponibilizar cursos de capacitação nas áreas de Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Produção Industrial, Recursos Naturais, Infraestrutura, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais e Hospitalidade e Lazer. Já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Secretaria das Cidades apresentarão um levantamento do Sistema de Abastecimento de Água e Sistema de Esgotamento Sanitário de Pacoti e de Guaramiranga com o objetivo de ampliar a rede.

27.05.2016

Yanna Guimarães
Assessora de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
(85) 3195.0211 / 98956.0331
www.setur.ce.gov.br