Arquivo Público e Unesco realizam oficina para reconhecimento de acervos

30 de Maio de 2016

Serão disponibilizadas, gratuitamente, 60 vagas para participação na atividade. As inscrições vão até 30 de maio. A atividade é aberta para interessados dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba

O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza, no próximo 31 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Secult, a Oficina Regional do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A atividade visa à divulgação do edital lançado anualmente para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira e mundial, por meio de inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. Além disso, a oficina busca promover a identificação e a proteção especial de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade, assim como estimular a sua preservação e acesso.

Serão disponibilizadas 60 vagas para a oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de maio, segunda-feira, pelo telefone 3101-2614.

“Como integrantes do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do mundo, temos lutado para que haja uma maior participação de instituições arquivistas, bibliotecas, centros de documentação do Nordeste, em seus editais”, destaca o diretor do Arquivo Público do Estado, historiador e professor Marcio Porto, destacando que a inscrição é gratuita e que todos os interessados no tema podem participar, com foco na possível indicação de novos acervos a serem reconhecidos pelo programa.

A abertura da oficina ficará a cargo do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos, sendo seguida por palestra ministrada pelo coordenador de Comunicação e Informação do escritório da Unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares, que falará sobre “Acervos Brasileiros e o Programa Memória do Mundo da Unesco Brasil“.

Após a palestra, o diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Marcio de Souza Porto, mediará debate sobre o Programa Memory of the World (MoW) e oferecerá treinamento para que sejam preenchidas as candidaturas no Edital MoW/Brasil 2016. Os interessados têm até o dia 31 de julho para realizarem suas inscrições e candidaturas no edital de acervos como patrimônios para a memória brasileira.

>> SERVIÇO

Oficina Regional do Programa Memória do Mundo da UNESCO

31 de maio, das 9h às 13h30

Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (R. Major Facundo, 500. 6º andar), Edifício do Cineteatro São Luiz.

Inscrições: 3101-2614

Gratuito

SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ

(85) 98699-6524 – Dalwton Moura

(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti

(85) 99149-4987 – Paula Candice

(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

30.05.2016

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761

 

Assinatura coornenadoria matérias