Bombeiros e Iguatemi realizam maior simulado de emergência feito no Ceará

30 de maio de 2016 - 13:24

O Grupamento de Socorro e Urgência (GSU) do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBM-CE) e o Shopping Iguatemi Fortaleza realizarão, na próxima terça-feira (31), Exercício de Simulação de Emergência, com a presença de 400 bombr3participantes, entre agentes públicos das instituições envolvidas, funcionários do shopping e figurantes que simularão a situação das vítimas. Trata-se da maior simulação de emergência já executada no Estado, com cerca de 120 vítimas.

Às 8 horas, será simulada explosão com fumaça em uma das salas de cinema do shopping. Durante o exercício, serão acionados brigadistas e socorristas do Iguatemi, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), AMC e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Um grande efetivo, com equipamentos e procedimentos reais, será testado para retratar de forma fidedigna uma situação de emergência no shopping, com vítimas em níveis de gravidade diversos. A atividade tem duração prevista de 60 minutos.

O exercício será coordenado pelo GSU/CBMCE, que comemora seu 27º aniversário na mesma data. Autoridades e convidados vão acompanhar a simulação. À tarde, será realizada cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para homenagear o trabalho do Grupamento.

Poder de resposta

Para o comandante do GSU, Tenente Coronel Albert Arruda, o simulado é uma grande oportunidade dos vários órgãos envolvidos no exercício trabalharem de forma coesa, com base no Sistema de Controle de Incidentes (SCI), ferramenta internacional de gestão de desastres. “Vamos ter a oportunidade de testar nossos conhecimentos e ver como está a nossa capacidade de resposta. Esse será o maior simulado já registrado no Ceará e o maior feito no país este ano”, frisou o comandante do GSU.

De acordo com Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi, o objetivo desse exercício é testar e avaliar o poder de resposta dos agentes púbicos e da equipe do Iguatemi às situações de emergência visando à melhoria contínua e eficiência no atendimento ao público. “Estamos informando previamente os parceiros lojistas, imprensa, comunidade do entorno do shopping e aos nossos clientes para evitar transtornos por consequência da intensa movimentação que acontecerá durante a simulação”.

A simulação não afetará as rotinas diárias do shopping, mantendo liberados os acessos de funcionários e fornecedores, bem como a abertura no horário usual.

Serviço:

Exercício de Simulação de Emergência – Aniversário do GSU/CBM-CE

Local: Shopping Iguatemi de Fortaleza
Data: 31 de maio de 2016
Horário: 8 horas

 

30.05.2016

Informações:

Assessora de Comunicação do Corpo de Bombeiros – Cap. Juliany Freire – (85) 98895.5503 e 98738.4868
Assessor de Comunicação do Iguatemi – Guto Castro – (85) 3266.9063 e 99971.4289

Assinatura coornenadoria matérias