Ceará sedia feira de rochas ornamentais no Centro de Eventos

31 de Maio de 2016

Na noite desta segunda-feira (30), o governador Camilo Santana recebeu empresários do setor no Palácio da Abolição

160530 JANTAR COM EMPRESARIOS MG 0662 webOs principais nomes do setor de rochas ornamentais do Brasil foram recebidos pelo governador Camilo Santana, na noite desta segunda-feira (30), no Palácio da Abolição, para conhecerem detalhes dos projetos estruturantes do Estado para o setor. Os empresários e dirigentes participam, de hoje até sexta-feira (3), da Fortaleza Brazil Stone Fair, no Centro de Eventos do Ceará.

No encontro, Camilo Santana destacou a estrutura do Estado para a atuação ligada à área das rochas ornamentais, como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE-CE), agora ampliada, e o Porto do Pecém. As empresas já exploram granito e outras 160530 JANTAR COM EMPRESARIOS MG 0701 webrochas no Ceará. Contudo, realizam o beneficiamento dos produtos no Espírito Santo. A ideia é instalar as companhias no Estado e exportar via Porto do Pecém, economizando nos custos de produção e transporte, e gerando emprego e renda para a população cearense.

Uma das empresas, a Guidoni Ornamental Rocks, já protocolou carta de intenção para a instalação na ZPE. “Ao invés de levarem a rocha para o Sul, Sudeste, as empresas podem beneficiar o produto no Ceará e exportar já que estamos mais próximos dos Estados Unidos e da Europa”, destacou Camilo. “Tenham no Governo do Estado um forte parceiro”, complementou, lembrando que a intenção não é reduzir a importância do polo graniteiro do Espírito Santo, e sim ampliar a atuação das empresas.

Além de diretores de entidades ligadas ao setor de rochas ornamentais, diretores de 15 empresas grandes empresas do Brasil, representantes do Banco do Brasil, e o presidente da Federação das Industrias do Estado do Ceará, Beto Studart, foram alguns dos participantes do encontro. O Governo do Estado foi representado ainda pelo assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado. Antonio Balhmann; a secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, Ferruccio Feitosa; e pelo o presidente da ZPE, Mário Lima Junior.

Segundo Balhmann, 20 empresas já estão confirmadas para se instalarem na ZPE Ceará, gerando um investimento de aproximadamente 400 milhões de reais. Atualmente, esse segmento direciona a maior parte das exportações para os Estados Unidos e passarão a operar do Ceará.

A Fortaleza Brazil Stone Fair

A Fortaleza Brazil Stone Fair, Feira Internacional do Mármore e Granito, tem o tema “O novo caminho das rochas ornamentais”. A feira, que é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran/CE), tem como objetivo a exposição internacional de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento.

A ZPE, Adece, CearáPortos, e a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) estarão expondo as novidades e articulando a participação de investidores.

O Nutec apresentará uma nova forma de cortar rochas e realizar detalhes em granitos através do Centro de Referência em Automação e Robótica, que propõe a automatização dos processos de corte, hoje feitos manualmente, através de braço robótico. Já o Laboratório de Rochas Ornamentais do Nutec divulgará os serviços exclusivos no Ceará na área de rochas ornamentais, como os ensaios de caracterização tecnológica, a avaliação do comportamento de materiais rochosos, durabilidade das rochas e alterações após a aplicação em ambientes internos e externos, assim como resistência aos fatores exigidos em normas nacionais e internacionais. “O setor de rochas ornamentais apresenta grande perspectiva, razão pela qual essa feira assume um papel significativo. Ter acesso a novas formas de gestão e de produção, além de inovação tecnológicas, traz para as empresas desse segmento a oportunidade de internalizar perfis de empresas competitivas. O Nutec conhecerá de maneira aprofundada as principais demandas das empresas, além de apontar para o futuro da instituição enquanto órgão de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, comenta Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

Mario Lima, presidente da ZPE, explica que participará da feira por achar que o mercado do granito é uma transformação industrial voltada para exportação. “Estaremos presentes de modo a recepcionar fazendo um trabalho de atração de investimento para instalação de unidades de produção na ZPE, particularmente no setor 2, que está preparado para este fim. De forma complementar com a ação da Adece, na parte de incentivos fiscais estaduais e com o movimento de fornecedores locais, da Cearáportos, na parte de infraestrutura de movimentação portuária e do Nutec com a caracterização de rochas ornamentais, poderemos tornar o segmento de granito mais forte no Estado”, reforça. O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, complementa: “A participação neste evento é muito importante visto que estamos em busca de novos negócios. Aqui temos mais uma oportunidade de divulgar nossos diferenciais e conquistar outros investimentos para o Estado”.

Já a Adece irá mostrar para os empresários os benefícios de investir no Ceará. “O Ceará tem uma grande vocação no âmbito das rochas ornamentais e o setor poderá crescer significativamente. Para isso, o Governo do Estado trabalha fortemente no sentido de atrair empresas beneficiadas para o Ceará, com foco na ZPE. A Adece está na Stone Fair desde a sua primeira edição e vem apoiando o setor desde 2008, quando instituiu a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral (CS Mineral). Estaremos no evento para, dentre outras ações, prospectar investidores e novos negócios e promover, ainda, uma interlocução entre os integrantes do setor produtivo mineral e o poder público”, diz o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

A feira tem como objetivo a exposição internacional de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. A programação acontece das 15 h às 22 horas, do dia 31 de maio ao dia 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão leste, Portão E.

31.05.2016

Lorena Teixeira
Assessora de Comunicação da Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará
Contatos: (85) 34664920 / 999699676
www.antoniobalhmann.com.br

Arinne Oliveira
85 3101.6925 | 85 989709124
arinne.mauricio@gmail.com

Assinatura coornenadoria matérias