Projeto e estudo ambiental de mina de calcário em Quixeré serão apresentados em audiência

31 de maio de 2016 - 14:53

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidirá audiência pública em Quixeré, nesta quarta-feira (1), para apresentação do projeto e estudo ambiental de uma mina de calcário da empresa Micron-Ita, que pretende instalar-se naquele município. O evento acontecerá na escola municipal da comunidade de Ubáia, na zona rural, a partir das 9 horas. A audiência faz parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

De acordo com o estudo ambiental entregue à Semace, a estimativa da empresa é extrair da mina aproximadamente 46.327,86 toneladas/ano de calcário, que podem ser transformados em carbonato de cálcio, muito utilizado para a produção de componentes de PVC, cimento, cal, entre outros. O terreno do empreendimento fica localizado no sítio Bom Sucesso, distante cerca de 30 km da sede do município de Quixeré.

A intenção da empresa é iniciar a operação em 2017 e gerar 31 empregos diretos, utilizando prioritariamente a mão de obra local, exceto para alguma atividade mais específica que não apresente disponibilidade de profissionais local. Ao todo, foram diagnosticadas 17 comunidades rurais dentro da área de influência direta do empreendimento, sendo algumas delas Bom Sucesso, Boa Esperança, Baixa do Félix, Chapada do Apodi, Ubáia, Serra do Vieira, Mato Alto e Lajedo do Mel.

Uma equipe multidisciplinar da Semace estará presente para ouvir a participação da comunidade. Os profissionais da autarquia também realizarão uma inspeção técnica no local que a empresa está pretendendo se instalar e analisar questões físicas, bióticas e socioeconômicas da região.

Serviço:

– Audiência pública do licenciamento ambiental da empresa Micron-Ita

– Data: 1 de junho de 2016

– Local: Escola Municipal da comunidade de Ubáia, na zona rural de Quixeré-CE

– Horário: 9 horas


31.05.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br