Empresários do setor do Granito visitam ZPE Ceará e Porto do Pecém

1 de junho de 2016 - 22:03

O assessor Especial para Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, o coordenador comercial da Cearáportos, Raul Viana, e a diretoria executiva da ZPE Ceará organizaram na manhã de hoje (1), uma visita de cerca de 20 empresários do setor do granito do Espírito Santo à ZPE Ceará e ao Porto do Pecém. A comitiva realizou também um tour pela obras da Companhia Siderúrgica do Pecém e à nova área da ZPE Ceará, onde deverão ser instaladas as plantas industrias destas empresas para exportação do granito.

De acordo com Balhmann, 20 empresas assinaram protocolos de intenção para instalar unidades de produção na ZPE Ceará, mas este número poderá chegar a 40. O investimento das 20 empresas deverá girar em torno de R$ 400 milhões. Balhmann e o diretor comercial da ZPE Ceará, Roberto de Castro realizaram várias viagens ao longo deste ano ao Estado do Espírito Santo, apresentando para o setor do granito os benefícios para quem produz na ZPE Ceará, dentre eles tributários, cambiais e administrativos.

 

Conforme Balhmann, o Ceará possui a melhor localização do país para as empresas exportadoras do granito. “Primeiro porque o Ceará está muito mais próximo do mercado americano e depois, porque grande parte dos blocos que vai para o mercado americano é retirado do Ceará, o que acaba evitando esse passeio pela metade do país para chegar no Estado do Espírito Santo”, conclui.  

De acordo com o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, com a implantação do projeto do complexo siderúrgico da CSP, a ZPE Ceará, primeira free zone do país, ganhou muita experiência no que diz respeito à produção industrial dentro de uma área alfandegada. “Toda essa experiência adquirida já está estratificada, ou seja, nós já sabemos como fazer e como estruturar, o que facilitará a instalação das empresas do granito aqui na ZPE Ceará”, assegura.

O coordenador comercial da Cearáportos, Raul Viana, destacou que o porto já trabalha com a movimentação de granito há bastante tempo, mas esta foi uma oportunidade de mostrar os diferenciais do Estado. “Conhecendo o Porto eles podem ver nossa capacidade e toda a infraestrutura, que é capaz de atender este setor perfeitamente. Este é um bom momento de incrementar a movimentação do que já trabalhamos e trazer outros segmentos do produto para cá, fortalecendo nosso market share e diversificando o mix de cargas atendido pelo Pecém”, declarou.

O empresário José Antônio Guidoni, dono da maior empresa exportadora de granito do país, afirmou que ficou muito impressionado com a infraestrutura montada no Pecém. “A nossa avaliação é muito boa, eu vivo à frente de uma entidade e vejo que os empresários do setor de rochas querem se instalar aqui de imediato. Hoje o que eu percebi aqui foi uma nova realidade. E o fato de estarmos próximo aos nossos maiores clientes, como Estados Unidos e Europa mostra que a geografia do estado do Ceará é muito privilegiada”, justifica Guidoni.

 

01.06.2016

Assessoria de Imprensa da ZPE Ceará
Hervelt César – 3195.2500
hervelt@gmail.com

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias