Governo Estadual parabeniza Alto Santo e São João do Jaguaribe

1 de junho de 2016 - 10:48

O dia 1º de junho marca o aniversário de 58 anos dos municípios cearenses de Alto Santo e São João do Jaguaribe. Alto Santo, localizada na região do Baixo Jaguaribe, a 230 km de Fortaleza, apresenta uma economia com base na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, caju, arroz, milho e feijão); pecuária (rebanhos bovinos, suínos e avícolas); extrativismo mineral (schelita e ametista nas regiões de Jardim e Taborda) e indústrias (produtos minerais não-metálicos, confecção, alimentares, madeireira e cerâmica). Alto Santo tem como municípios vizinhos Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Apodi-RN, Potiretama, Iracema e Jaguaribara. De acordo com o último censo, a cidade apresentou uma população de 16.359 habitantes (IBGE 2010).

São João do Jaguaribe, situada na região do Vale do Jaguaribe, tem base econômica na agricultura (cultivo de arroz, banana, feijão, milho, caju, limão, algodão e mandioca) e pecuária (criação de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e equinos). A cidade faz limite com os municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Morada Nova. Segundo o IBGE, o último levantamento apontou uma população de 7.900 habitantes. A distância de São João do Jaguaribe até a capital é de 215 km.

Como homenagem, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos do município, ilustrados com imagens que caracterizam as cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cidadãos de Alto Santo e São João do Jaguaribe, os nossos parabéns!

01.06.2016