#TochaOlímpicanoCeará: SSPDS divulga Plano de Segurança do revezamento

1 de junho de 2016 - 21:40

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) divulgou, nesta quarta-feira (1), o Plano de Segurança do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, realizado em conjunto com as Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. A passagem da Tocha por Fortaleza será na próxima terça-feira (7) e contará com cerca de 600 policiais militares, além de dispor dos serviços do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). As atividades da SSPDS terão início às 8 horas e seguem até meia noite do dia 7 de junho, na Capital. A Polícia Civil funcionará de prontidão para o registro de ocorrências, se necessário. O Corpo de Bombeiros acompanhará todo o trajeto da Tocha em território cearense.

A Tocha Olímpica vai percorrer diversos bairros com horário previsto para largada na Arena Castelão, a partir das 13h, totalizando 35 quilômetros de percurso com 173 condutores. O trajeto está dividido em três rotas: a primeira tem início na Arena Castelão e segue até o Centro de Eventos. O segundo percurso começa na Praça Luiza Távora em direção ao Terminal Marítimo de Passageiros no Mucuripe. A terceira rota parte da Rede Cuca, na Barra do Ceará, com passagem pelo Centro da cidade e término com a celebração no Aterro da Praia de Iracema, que contará com as apresentações de Thiaguinho e a banda Aviões do Forró.

As ações da passagem da Tocha Olímpica por Fortaleza são fruto de uma parceria entre o Comitê do Revezamento da Tocha Olímpica Rio2016, o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e a CDL.

             

Esquema de trânsito

A passagem da Tocha Olímpica contará com uma operação especial de mobilidade, planejada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para garantir a segurança durante o percurso e disciplinar o controle do tráfego.

Cerca de 150 agentes de trânsito, distribuídos em 30 viaturas e 40 motocicletas, darão suporte operacional ao evento. A operação da AMC terá início às 3 horas da manhã, com a coibição de estacionamento na Av. Alberto Craveiro, Av. Santos Dumont, Av. Radialista Lima Verde, ruas Liberato Barroso e São José. Quando o revezamento começar, o órgão efetuará interdições provisórias nos cruzamentos. Confira os principais bloqueios:
             

            Rota 1: Arena Castelão – Centro de Eventos (13h24)

            * Rotatória da Av. Alberto Craveiro

            * Av. Paulino Rocha com Rua Jornalista Antônio Pontes Tavares

            * Av. Oliveira Paiva com Av. Desembargador Gonzaga

            * Av. Oliveira Paiva com Rua Chico Lemos

            * Av. Oliveira Paiva com Rua Lídia Brígido
             

            Rota 2: Praça Luiza Távora – Terminal Marítimo de Passageiros (15h58)

            * Av. Santos Dumont com Rua Carlos Vasconcelos

            * Av. Santos Dumont com Av. Rui Barbosa

            * Av. Santos Dumont com Av. Barão de Studart

            * Av. Barão de Studart com Rua Pereira Filgueiras

            * Av. Barão de Studart com Rua Tenente Benévolo

            * Av. Barão de Studart com Av. Abolição

            * Av. Beira Mar com Av. Vicente de Castro

            * Av. Vicente de Castro com Av. José Saboia

            * Av. Vicente de Castro com Av. Zezé Diogo
             

            Rota 3:  Rede Cuca da Barra –  Aterro da Praia de Iracema (17h36)

            * Av. Santa Elisa com Av. Robert Kennedy

            * Av. Santa Elisa com Av. Dr. Theberge

            * Av. Santa Elisa com Av. Pasteur

            * Av. Pasteur com Av. Presidente Castelo Branco

            * Av. Presidente Castelo Branco com Rua Jacinto Matos

            * Av. Presidente Castelo Branco com Av. Filomeno Gomes

            * Av. Filomeno Gomes com Rua São Paulo

            * Rua São Paulo com Av. Imperador

            * Av. Pessoa Anta com Rua Almirante Jaceguai

                          

Em virtude da celebração no Aterro da Praia de Iracema, que marcará o encerramento da passagem da Tocha Olímpica em Fortaleza, a AMC promoverá o fechamento da Avenida Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ildefonso Albano. A opção de desvio, neste caso, para quem circula no sentido Leste-Oeste é subir na Avenida Rui Barbosa e seguir pela Rua Dep. Moreira da Rocha. Os agentes de trânsito atuarão no local até a dispersão do público. As linhas de ônibus devem seguir as recomendações desses agentes.            

             

Saiba mais

No Ceará, a Chama Olímpica permanece por três dias e percorre 12 municípios. O trajeto tem início em Aracati passa por Aquiraz e Fortaleza, onde acontece a Cerimônia de Celebração no Aterro da Praia de Iracema. No dia 8 de junho, o revezamento segue pelos municípios de Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. Já no dia 9 de Junho, Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha, serão agraciados com o evento.

             

            Com informações da Prefeitura de Fortaleza

01.06.2016

Assinatura coornenadoria matérias