Policlínica de Camocim recebe núcleo de atendimento a crianças com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor

2 de junho de 2016 - 19:16

O Núcleo de Estimulação Precoce na Policlínica de Camocim fica na 16ª Região de Saúde, que engloba também os municípios de Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole

 

 ARI3865 webO cuidado com a saúde infantil não é só na Capital, mas em todo o Ceará. Esse tem sido um dos objetivos do Governo do Estado que, nesta quarta-feira (2), inaugurou o Núcleo de Estimulação Precoce na Policlínica de Camocim, para atender crianças com distúrbios de desenvolvimento neuropsicomotor. A iniciativa, articulada pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, é uma parceria entre Governo, Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e municípios.

 ARI3799 webA primeira-dama do Estado, Onélia Leite, foi recepcionada com uma apresentação de balé e violino de crianças do município. “É uma alegria grande estar em Camocim com todas essas mães e crianças presentes, entregando esse Núcleo de Estimulação Precoce. Ao todo, 10 policlínicas já iniciaram esse serviço e a de Camocim está entre elas. Quando a criança nasce e o problema é diagnosticado logo, ela pode ter todo a assistência e ter um futuro melhor. Vocês têm toda razão de ser esse povo alegre e é uma satisfação estar compartilhando essa energia positiva”, disse.

 ARI3803 webO Núcleo de Estimulação Precoce na Policlínica de Camocim fica na 16ª Região de Saúde, que engloba também os municípios de Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole, atendendo crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros. O serviço funciona com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e pediatra ou neuropediatra.

O secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, destacou a importância da descentralização dos serviços de saúde. “Desde a inauguração da Policlínica, em 2011, até agora, foram mais de 220 mil atendimentos. Não há limite quando se resolve fazer saúde pública e o mais importante é a satisfação de ver as pessoas felizes. Não basta oferecer assistência. Para qualquer criança com limitação neuropsicomotor, no primeiro ano de vida, o trabalho desses profissionais vai substanciar e fazer valer o futuro dessas crianças. E toda a família ganha, pois antes era preciso se deslocar do Interior para a Capital, e graças a iniciativa do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Leite, fazemos o processo inverso, nós trazemos até vocês. A cada criança que chega, estamos plantando um futuro melhor para o Ceará”, disse.

r ARI3827A mãe Rita de Cássia de Araújo Silva, moradora de Camocim, recebeu das mãos da primeira-dama o cartão de identificação do filho de oito meses e falou da facilidade ao acesso pelo serviço. “É muito bom ter esse tipo de atendimento para as nossas crianças, imaginar isso no interior há alguns anos era algo impossível. Nós mães estamos muito agradecidas por ver que nossas crianças estão recebendo toda a atenção dos nossos gestores”.

r ARI3821Charliana Vitória, moradora de Barroquinha, vai iniciar o atendimento ao filho nesta semana e mostrou-se bastante satisfeita com a oportunidade. “É um trabalho muito importante, pois nossas crianças são o nosso futuro. Saber que meu filho vai ser acompanhado por profissionais capacitados nos traz um conforto e uma alegria muito grande”, disse.

Durante a visita ao município de Camocim, Onélia Leite e Henrique Javi também visitaram as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que serão inaurados ainda em 2016.

Estiveram também presentes na solenidade a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar; o prefeito de Chaval, Pacheco Neto; o prefeito de Granja, Romeu Aldigueri; a prefeita de Barroquinha, Teresinha Lima Gomes; o vice-prefeito de Camocim, José Olavo; a diretora da Policlínica Cel.Libório Gomes da Silva, Geovana Aguiar; a Coordenadora Regional de Saúde, Maria Yone de Souza; entre outros.

Dez Núcleos em funcionamento

Dez Núcleos de Estimulação Precoce já foram implantados pelo Governo do Estado nas policlínicas do Ceará em 2016 e estão em funcionamento: em Caucaia, Barbalha, Russas, Sobral, Baturité, Camocim, Tianguá, Crateús, Limoeiro e Pacajus. Desses, além de Camocim, já foram inaugurados oficialmente os de Caucaia e Barbalha.

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) capacita e acompanha o atendimento dos profissionais.

02.06.2016

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Assinatura coornenadoria matérias