SPD conclui capacitação de profissionais para programas federais de prevenção às drogas

2 de junho de 2016 - 20:51

Ações preventivas serão executadas a partir do segundo semestre em escolas da rede pública municipal


A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) concluiu nesta quinta-feira (2) a etapa de formação de educadores e multiplicadores para a efetivação dos programas federais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas junto a alunos da rede pública municipal de ensino e seus familiares no decorrer de 2016. A última capacitação aconteceu na cidade de Iguatu, tendo como local o Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Com duração de três dias, a formação em Iguatu beneficiou 71 profissionais de educação, saúde e assistência social do município, além de Acopiara e Icó. “Com a conclusão do ciclo de formações, um total de 475 profissionais de 20 municípios estão aptos para a aplicação dos programas de prevenção federais Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, que compõem a ação preventiva às drogas Juventude do Futuro”, destaca a coordenadora Natália Alexandre.

A efetivação dos programas deverá acontecer no decorrer do segundo semestre letivo. As ações preventivas são voltadas para crianças de 6 a 14 anos de idade e suas famílias. Além de proporcionarem a aquisição de conhecimentos sobre a prevenção às drogas, os programas favorecerem o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e fortalecerem os vínculos familiares e comunitários, reduzindo a agressividade e o isolamento social.

Os municípios cearenses beneficiados com os programas de prevenção federais em 2016 são: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia, Aracati, Icó, Massapé, Acopiara, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa do Ceará e Beberibe. Ao total, serão favorecidos 4.650 estudantes e 750 famílias.

Fernando Brito
Repórter

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas – SPD
Daniela Negreiros – (85) 3238.5090 ou 98902.7939
comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br