Sesa promove oficina regional do QualificaAPSUS em Tauá

3 de junho de 2016 - 21:13

A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde, realizará mais uma oficina regional. A 5ª Oficina do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará – QualificaAPSUS ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho, na Universidade Estadual do Ceará, no município de Tauá, das 8 às 17 horas. Seguindo o cronograma de capacitação dos profissionais da atenção primária e do plano de reorganização da rede de saúde do Estado, a oficina com o tema “Ações de prevenção e gerenciamento dos microprocessos de risco na Atenção Primária à Saúde” reunirá 220 profissionais da atenção primária dos quatro municípios da Região de Saúde de Tauá. 

A proposta de reorganização da rede do sistema da saúde pública através do Projeto QualificaAPSUS facilita tanto para que usuários quanto trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham um fluxo de atividades definidas, o que diminui os fatores de riscos. A quinta oficina em Tauá discutirá os microprocessos básicos que guardam relação direta com a garantia da prestação de serviços de qualidade relativa à segurança dos usuários e da própria equipe de saúde, envolvendo recepção, acolhimento e preparo; vacinação; curativo; farmácia; coleta de exames; procedimentos terapêuticos; higienização e esterilização e gerenciamento de resíduos.

A Região de Saúde de Tauá foi a primeira a aderir ao Projeto QualificaAPSUS Ceará com a participação de três municípios e um total de 220 trabalhadores nas oficinas regionais. O município de Tauá foi o laboratório de Atenção Primária à Saúde do Estado, em parceria com Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Escola Pública de Saúde do Ceará. Com quatro oficinas realizadas na regional de Tauá e duas nas Regiões de Saúde de Limoeiro do Norte e Sobral, foram capacitados 290 facilitadores e replicado o conteúdo para 1.720 trabalhadores das equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde dos 37 municípios envolvidos. Ainda neste mês, haverá mais quatro oficinas regionais: 2ª oficina do Projeto QualificaAPSUS em Sobral, dias 15 e 16, e Limoeiro do Norte, de 15 a 17, e o lançamento do projeto com a 1ª oficina nas Regiões de Saúde de Baturité, dias 14 e 15, e Canindé, dias 23 e 24. Ao todo, 2.130 facilitadores serão capacitados em junho.

O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro deste ano com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção. As oficinas são intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas fazem a replicação dos conteúdos nos municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuam como facilitadores na reestruturação da atenção primária. Essas atividades proporcionam instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação da atenção primária.

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.

Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS): (85) 3101.5265/ 3488.2135 / 3101.5155 / qualificaapsusce@gmail.com

03.06.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias