Iniciado Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas em Iguatu

6 de junho de 2016 - 21:17

O treinamento capacitará 35 policiais que poderão compor o efetivo do BPRaio

Em continuidade ao projeto de interiorização do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) inicia hoje (6), mais uma turma do Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas. O treinamento, de 328 horas/ aulas, será realizado no município de Iguatu, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) e habilitará 35 policiais militares para o emprego de motocicletas em ações e operações de patrulhamento tático urbano, escolta de pessoas e valores e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

A capacitação será realizada no 10º Batalhão do município e terá duração de 40 dias. Nesse período, os militares participarão de instruções teóricas e práticas sobre direitos humanos; cidadania; doutrina de operações Raio; técnicas e tecnologias não-letais de intervenção policial; ações do primeiro interventor em local de ocorrência; pilotagem tática de motocicletas; técnicas policiais especiais; tiro policial defensivo; defesa pessoal e técnicas policiais especiais. As aulas seguem até o dia 16 de julho.

Esta é a terceira turma de policiais treinados por este curso em Iguatu. O Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas (Programa Raio) já capacitou profissionais dos municípios de Juazeiro do Norte, Russas, Sobral, Quixadá, Itapipoca e Crateús.

Ampliação do BPRaio

O programa de ampliação do BPRaio iniciou em julho de 2015, com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas na cidade de Juazeiro do Norte (AIS 11), com 77 profissionais divididos em 12 equipes. A segunda região do interior a receber o programa foi Sobral (AIS 12), em outubro, com 53 profissionais, divididos em oito equipes.

A previsão é que até o final da implantação do programa, o Batalhão especializado no patrulhamento tático com motos esteja atuando nas cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.

06.06.2016

Samara Amaral
Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE)
Assessoria de Comunicação
(85) 3484-1909 / (85) 98879-7538
www.aesp.ce.gov.br
Facebook: AESP/CE
Twitter: @aespce

Assinatura coornenadoria matérias