Lançamento da Convocatória do projeto Praça das Artes acontece nesta terça (7)

6 de junho de 2016 - 19:49

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), irá realizar, de julho a dezembro de 2016, o projeto Praça das Artes, cujo objetivo é descentralizar as ações da Diretoria de Cidadania Cultural do Instituto Dragão do Mar, através de uma programação artís??tica e cultural que circulará pelas praças do Grande Bom Jardim, da Comunidade do Poço da Draga e do bairro Vicente Pinzon, ofertando para a população espaços de convivência social e fruição artística com foco na afirmação, consolidação e ampliação dos direitos culturais de cidadãos, coletivos, organizações e movimentos culturais do Estado do Ceará. Nesta terça (7), às 8h30, a equipe do CCBJ irá lançar, na própria sede do equipamento, uma Chamada Pública para seleção de grupos e artistas locais que tenham interesse de participar do projeto. O evento irá contar com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos.  

O objetivo da Chamada Pública é compor uma programação artística para o projeto Praça das Artes, por meio de uma curadoria dos projetos culturais apresentados por artistas e grupos nascidos ou residentes no estado do Ceará. Serão selecionados ?70 ?projetos nas seguintes linguagens/categorias: Teatro, Circo, Dança, Música e Cultura Infância.

As inscrições para o projeto Praça das Artes podem ser realizadas de 7 a 30 de junho, somente pela internet, através do preenchimento do formulário online, disponível no endereço eletrônico www.ccbj.org.br/pracadasartes. Para participar, o interessado precisa estar cadastrado no Mapa Cultural do Ceará, uma plataforma livre e gratuita que integrará uma rede de agentes culturais do nosso Estado.

Os bairros contemplados pelo projeto estão em sintonia com a delimitação territorial do Pacto Ceará Pacífico. Com isso, o Estado assume o compromisso de ampliar esforços e recursos, estimulando a integração das ações, favorecendo a intersetorialidade, a transversalidade e o aperfeiçoamento da atuação dos órgãos governamentais, e criando oportunidades de ação articulada com a União e as Prefeituras.

Os critérios utilizados para a seleção dos projetos serão: qualidade artística;? ?qualificação dos profissionais envolvidos? e? diversidade das propostas. Além disso, 40% dos projetos selecionados serão de grupos/artistas oriundos do território do Grande Bom Jardim.

Acesse o Regulamento.

??Cronograma

    Lançamento da Convocatória do Projeto Praça das Artes: 07 de junho?, às ?8?
    h?30?
    ?
    (durante? reunião da Comissão de Gestão Compartilhada do Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ);
    Período de Inscrição: 07 a 30 de junho;
    Oficinas para Inscrição na Convocatória do Projeto Praça das Artes:? 15? de junho (CCBJ)?
    e 22 de junho? (Pavilhão Atlântico – Comunidade Poço da Draga), às 18h30;
    Curadoria: 1º a 8 de julho;
    Divulgação do Resultado: 11 de julho;
    Lançamento da II Edição do Projeto Praça das Artes: 29, 30 e 31 de julho.

 

 

Locais de realização do Praça das Artes:


Regional V (Grande Bom Jardim):

Praça Santa Cecília
Praça do Conjunto Esperança
Praça do Canindezinho
Praça de Santo Amaro
Polo de Lazer do Conjunto Ceará

Regional II:

Pavilhão Atlântico (Comunidade Poço da Draga)
Praça do Mirante e Farol (Bairro Vicente Pinzon)

Mais informações: pracadasartesccbj@gmail.com | (85) 3497.5981.

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ


Entrevistas/mais informações:

(85) 98824-0994 – Lucas Benedecti
(85) 99149-4987 – Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.comFoto: Divulgação/Secult/Felipe Abud

06.06.2016

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761