#TochaOlímpicanoCeará: SSPDS reforça a segurança na passagem da Tocha

6 de junho de 2016 - 21:01

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio das suas vinculadas Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, destacará reforços para o policiamento no revezamento da Tocha Olímpica no Estado do Ceará. A passagem da Tocha pelo Estado terá início amanhã (7) e contará com cerca de 1.300 policiais militares, 200 policiais civis, que estarão de prontidão em delegacias, e 100 homens do Corpo de Bombeiros, além dos serviços do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

A Polícia Militar disponibilizará 1.324 policiais, que estarão a pé, em motos, viaturas e em cavalos para realizar o policiamento preventivo e ostensivo nas proximidades dos locais por onde passará o símbolo olímpico. Estarão na operação servidores lotados no Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur), Comando de Policiamento Comunitário (CPCom), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Regimento de Polícia Montado (Cavalaria).

O atendimento por parte da Polícia Civil, se houver necessidade, será realizado em 20 Distritos Policiais que atendem a Capital e nos municípios por onde a Tocha vai passar. No total, 203 policiais civis, sendo 27 delegados, 49 escrivães e 127 inspetores, estarão dando apoio ao evento.

Já o Corpo de Bombeiros Militar disponibilizará guarnições de busca e salvamento e combate a incêndios, grupos de socorros de prevenção e combate a incêndio em pontos de risco e concentração de pessoas, além de ambulâncias do Grupo de Socorro e Urgência (GSU), e botes infláveis, totalizando o emprego de 102 bombeiros militares.

No Ceará, a Chama Olímpica permanece por três dias e percorre 12 municípios. O trajeto tem início em Aracati passa por Aquiraz e Fortaleza, onde acontece a Cerimônia de Celebração no Aterro da Praia de Iracema. No dia 8 de junho, o revezamento segue pelos municípios de Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral. Já no dia 9 de Junho, Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha, serão agraciados com o evento.

Os efetivos empregados irão atuar nos municípios por onde a Tocha Olímpica vai passar e também na celebração no Aterro da Praia de Iracema, que marcará o encerramento da passagem da Tocha Olímpica em Fortaleza, com as apresentações de Thiaguinho e a banda Aviões do Forró.

Esquema de trânsito em Fortaleza

A passagem da Tocha Olímpica contará com uma operação especial de mobilidade, planejada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para garantir a segurança durante o percurso e disciplinar o controle do tráfego.

Cerca de 150 agentes de trânsito, distribuídos em 30 viaturas e 40 motocicletas, darão suporte operacional ao evento. A operação da AMC terá início às 3 horas da manhã, com a coibição de estacionamento na Av. Alberto Craveiro, Av. Santos Dumont, Av. Radialista Lima Verde, ruas Liberato Barroso e São José. Quando o revezamento começar, o órgão efetuará interdições provisórias nos cruzamentos. Confira os principais bloqueios:

 
Rota 1: Arena Castelão – Centro de Eventos (13h24)
* Rotatória da Av. Alberto Craveiro
* Av. Paulino Rocha com Rua Jornalista Antônio Pontes Tavares
* Av. Oliveira Paiva com Av. Desembargador Gonzaga
* Av. Oliveira Paiva com Rua Chico Lemos
* Av. Oliveira Paiva com Rua Lídia Brígido

 
Rota 2: Praça Luiza Távora – Terminal Marítimo de Passageiros (15h58)
* Av. Santos Dumont com Rua Carlos Vasconcelos
* Av. Santos Dumont com Av. Rui Barbosa
* Av. Santos Dumont com Av. Barão de Studart
* Av. Barão de Studart com Rua Pereira Filgueiras
* Av. Barão de Studart com Rua Tenente Benévolo
* Av. Barão de Studart com Av. Abolição
* Av. Beira Mar com Av. Vicente de Castro
* Av. Vicente de Castro com Av. José Saboia
* Av. Vicente de Castro com Av. Zezé Diogo

 
Rota 3:  Rede Cuca da Barra –  Aterro da Praia de Iracema (17h36)
* Av. Santa Elisa com Av. Robert Kennedy
* Av. Santa Elisa com Av. Dr. Theberge
* Av. Santa Elisa com Av. Pasteur
* Av. Pasteur com Av. Presidente Castelo Branco
* Av. Presidente Castelo Branco com Rua Jacinto Matos
* Av. Presidente Castelo Branco com Av. Filomeno Gomes
* Av. Filomeno Gomes com Rua São Paulo
* Rua São Paulo com Av. Imperador
* Av. Pessoa Anta com Rua Almirante Jaceguai

Em virtude da celebração no Aterro da Praia de Iracema, que marcará o encerramento da passagem da Tocha Olímpica em Fortaleza, a AMC promoverá o fechamento da Avenida Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ildefonso Albano. A opção de desvio, neste caso, para quem circula no sentido Leste-Oeste é subir na Avenida Rui Barbosa e seguir pela Rua Dep. Moreira da Rocha. Os agentes de trânsito atuarão no local até a dispersão do público. As linhas de ônibus devem seguir as recomendações desses agentes.

 

 

06.06.2016

Kélia Jácome,
Coordenadora de Comunicação,
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),
Governo do Estado do Ceará,
(85) 3101.6517 e 98766.0028

Assinatura coornenadoria matérias