Cearáportos promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

8 de junho de 2016 - 18:50

A Cearáportos, em alusão ao Dia do Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, promoveu nos dias 7 e 8 ações de conscientização para colaboradores e todos os que trabalham diariamente no Porto do Pecém. De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Cearáportos, Iêda Passos, anualmente a companhia comemora a data e enfatiza a importância deste momento, principalmente no setor portuário.”O Porto do Pecém, atualmente, é a porta de entrada para o desenvolvimento e investimentos no Estado. Estamos crescendo cada vez mais e queremos fazer isso com responsabilidade, de maneira sustentável”, destacou.

Em parceria com a Tecer e a APM Terminals, no primeiro dia os participantes assistiram a palestras que abordaram os seguintes temas: Monitoramento Ambiental – Uma ferramenta de preservação dos mares e Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos na Área do Terminal Portuário do Pecém, ministradas respectivamente por Carlos Alberto Correia Bezerra, Oceanógrafo-ACQUAPLAN-Consultoria e Tecnologia Ambiental, e Francisco Wilame, Tecnólogo em Gestão Ambiental-Mestre em Gestão Ambiental e Assistente de Desenvolvimento Logístico Cearáportos.

Ainda como parte da programação, os colaboradores distribuíram sacos de lixos para carros e caminhões que passavam pelo terminal, além da ação de limpeza na faixa da praia, próxima a nova ponte de acesso que está sendo construída. Segundo o coordenador de Gestão Empresarial, Márcio Mamede, é a primeira vez que o grupo realiza a ação na praia.”Todo esse lixo vem de outras praias aqui próximo e poluem toda essa área perto do porto. Estamos buscando alternativas para que esta limpeza aconteça permanentemente”, disse Mamede. Todos os anos uma programação diferente é organizada pela Cearáportos, conforme Márcio, “Já realizamos palestras nas escolas no Pecém, SGA, em Caucaia para as crianças, distribuição de mudas, dentre outras coisas”, finalizou.

Uma das participantes do mutirão da limpeza foi Gabriela Alves, colaboradora da Cearáportos e moradora do município de São Gonçalo do Amarante. “Estou muito feliz em estar aqui hoje. Esta praia, além de ser nosso local de trabalho, é um canto que também aproveitamos para aproveitar nossos dia de folga, então, é importante que ele esteja limpo”, declarou.

08.06.2016

Assessoria de Imprensa da Cearáportos
Luiza Dantas – (85) 33721795 ou 98944.2841
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br