Blitze no Cariri para combater a poluição resultam em 21 autuados

9 de junho de 2016 - 16:40

No retorno à região do Cariri, o Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), vistoriou em três dias 370 automóveis movidos a diesel. Desse total, 21 foram autuados pelo excesso de poluição proveniente do sistema de escapamento. As blitze aconteceram entre terça-feira (7) e hoje (9), nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente.

As blitze do programa têm como finalidade minimizar a poluição atmosférica gerada pela queima desregulada do combustível. Além disso, a Semace busca conscientizar os responsáveis pelos carros de que a manutenção periódica do motor é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

Para medir a intensidade de fumaça expelida pelo veículo, a equipe da Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, formada por cinco índices colorimétricos, que representam o grau de poluição. É feita uma comparação da cor do material lançado pelo carro com a cartela da escala. Constatado que a fumaça está semelhante aos dois primeiros níveis, o automóvel é liberado. Porém, se a cor apresentada possuir a mesma tonalidade dos três últimos, é aplicada uma multa, que varia entre R$ 1.614 e R$ 6.457, dependendo da poluição.

Desconto

O proprietário do veículo pode ser agraciado com uma redução de 50% do valor de sua multa. Para que ela receba esse benefício, é necessário que o carro passe por uma nova vistoria na sede da Semace dentro de 15 dias a contar da fiscalização. Durante o procedimento se ficar constatado que o automóvel passou por adequações e a emissão de fumaça está dentro do padrão estabelecido pela legislação é dado o desconto.

Apoio

A Semace contou durante os três dias de operação com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e dos respectivos departamentos municipais de Trânsito.

r1

09.06.2016

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias