Encerramento do Juventude em Ação terá programação cultural em Quixeramobim

9 de junho de 2016 - 20:53

Programa de prevenção às drogas beneficiou mais de 700 estudantes do ensino médio no município

Apresentações artísticas, exibição de filmes e entrega de prêmios e troféus às equipes vencedoras da gincana cultural marcarão o encerramento oficial da implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação em Quixeramobim, município do Sertão Central cearense. A programação festiva acontece nesta sexta-feira (10), na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Dr. Jose Alves da Silveira e na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Adauto Bezerra, às 9h e às 14h, respectivamente.

Durante os eventos, os estudantes beneficiados com o programa Juventude em Ação nos dois estabelecimentos de ensino terão a oportunidade de apresentar todo o aprendizado adquirido sobre prevenção às drogas, através de uma série de manifestações artístico/culturais. A programação também inclui depoimentos de alunos e educadores sobre a experiência preventiva idealizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) por meio do Sistema Integrado de Prevenção (SIP).

Ambas as cerimônias contarão com a presença de gestoras da SPD, além do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino e representantes da comunidade. Os estudantes garantem que o encerramento do programa Juventude em Ação em suas escolas será um momento diferenciado e especial. Eles querem revelar para todos do seu convívio diário e mais além o entendimento de que querem ficar longe das drogas por meio de ações que revelam a sua criatividade e habilidades artísticas.

O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Em 2016, serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 17 localidades do Interior da Capital.

Em Quixeramobim, foram selecionadas a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Dr. Jose Alves da Silveira e a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Adauto Bezerra. Um total de 745 estudantes foram beneficiados com o Juventude em Ação, que constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina na realização de gincana cultural e exposição artística. A implantação do programa engloba, ainda, a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais.

Os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas selecionadas graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ entre comunidades de zonas urbanas e rurais.

Com a realização do programa, a SPD pretende contribuir para a redução do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana dos jovens sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

09.06.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.brdaniela.negreiros@spd.ce.gov.br