Estado firma parceria para implantação de terminal de regaseificação na ZPE

10 de junho de 2016 - 20:10

O Governo do Ceará assinou, na noite desta quinta-feira (9), protocolo de intenções com a empresa sul-coreana Posco Engineering & Construction para o desenvolvimento e implantação de um terminal de regaseificação de GLN (Gás Natural Liquefeito) na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Pecém. A reunião, presidida pelo governador Camilo Santana, contou com a presença do presidente da Posco, Chan Kun Han, e executivos da empresa.

Com as empresas Vale e a coreana Dongkuk, a Posco E&C integra a Companhia Siderúrgica do Pecém. A proposta é que 12 milhões de metros cúbicos de gás liquefeito (GNL) sejam regaseificados por dia na usina. O projeto terá duas etapas, com 6 milhões de m³ em cada uma das fases.web IMG 3695

O chefe do Executivo cearense falou sobre o empreendimento que vai garantir geração de novos empregos no Ceará. “A unidade será muito importante para nosso Estado, tanto para a geração de novos empregos como para trazer estabilidade e segurança a outros empreendimento que necessitarão do gás para operar adequadamente na ZPE”, salientou.

O assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antônio Balhmann, também acompanhou o encontro. “O investimento inicial previsto, é de U$S 400 milhões apenas para a primeira etapa. A segunda fase precisará apenas de metade desse montante. A usina vai abastecer todas as empresas e termelétricas que estão instaladas e todos outros projetos que estão para vir para a ZPE”, informou.

O secretário destacou que o Ceará está firmando uma parceria com várias empresas que vão poder garantir a produção de distribuição de gás para a América Latina a partir do Estado. “O Ceará atraiu uma parceira extremamente confiável e experiente com a realidade brasileira, pois já construiu uma siderúrgica no Estado, e vai aglutinar outras empresas, para que possamos formar um grupo e termos definitivamente uma unidade de gaseificação fixa no continente”, enfatizou.

10.06.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Assinatura coornenadoria matérias