Servidores participam de capacitação para implantar o Observatório da Despesa Pública do Ceará

10 de junho de 2016 - 14:00

 O treinamento é uma das etapas para consolidar as atividades da unidade de monitoramento no Ceará

Representantes do Observatório da Despesa Pública do Ceará (ODP.Ceará) participaram da capacitação na metodologia que, apoiada em tecnologia da informação, produzirá informações que visam a subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. O treinamento é uma das etapas para consolidar as atividades da unidade de monitoramento no Ceará, idealizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC). A formação aconteceu nos dias 6 a 10 de junho, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília-DF.

Participaram da capacitação os auditores de Controle Interno que atuam na CGE/CE: Marcelo Monteiro, coordenador de Ações Estratégicas; George Dantas, coordenador de Auditoria Interna; Marcos Nagaki, coordenador do projeto; Ernani Fernandes, analista de sistemas; e Márcio Vieira, analista de informações.

Além do Ceará, o treinamento contou com a presença de representantes de órgãos de controle interno dos estados de Alagoas e do Amapá, bem como de representantes do MTFC nos referidos estados. Durante a capacitação, os participantes conheceram o mapa de processo do projeto e os fundamentos para a elaboração de cronograma de trabalho para as atividades que serão desempenhadas pelas unidades estaduais, compreendendo o conteúdo de operacionalização, planejamento, execução e análise de informações.

Até o final de 2016, o ODP.Ceará deverá elaborar um estudo referente à área de compras, produzindo informações gerenciais e de auditoria, de acordo com a metodologia disponibilizada no treinamento.

ODP.Ceará

A chegada do Observatório Estadual de Despesa Pública do Ceará vai complementar outras atividades já desenvolvidas pela CGE no trabalho de prevenção à corrupção e na aplicação eficiente dos recursos públicos. O ODP.Ceará contribuirá para o monitoramento das despesas do Poder Executivo Estadual, identificando riscos de fraude, irregularidades ou mau uso dos recursos públicos, além de possibilitar que sejam disponibilizadas informações para apoiar o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.

10.06.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação (vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Assinatura coornenadoria matérias