Tianguá conclui Programa Juventude em Ação em 2016

13 de junho de 2016 - 17:00

Mais de 1300 estudantes do ensino médio foram beneficiados no município

Tianguá é o segundo município cearense em que a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui a implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação em 2016. A programação festiva acontece nesta terça-feira (14), no Liceu de Tianguá José Ni Nogueira e na Escola de Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, com início prevista para as 9 e 14 horas, respectivamente.

Apresentações artísticas e entrega de prêmios e troféus às equipes vencedoras da gincana cultural estão incluídas na programação prevista para as duas escolas. Os estudantes beneficiados com o programa Juventude em Ação apresentarão todo o aprendizado adquirido sobre prevenção às drogas através de uma série de manifestações, além de fazerem relatos sobre a experiência preventiva idealizada pela SPD por meio do Sistema Integrado de Prevenção (SIP).

Os estudantes pretendem transformar o encerramento do programa Juventude em Ação em suas escolas em um momento único e especial em que expressarão o desejo de permanecer longe das drogas por meio de ações que revelam a sua criatividade e habilidades artísticas, a exemplo de danças, fotografias, cartazes, redações, histórias em quadrinho, ações voluntárias e outras. Ambas as cerimônias contarão com a presença de gestoras da SPD, além do corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino e representantes da comunidade.

O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Em 2016, serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 17 localidades do interior do Estado e da capital, Fortaleza. Em Tianguá, foram selecionadas duas escolas. Um total de 1330 estudantes foram favorecidos.

Programa de prevenção às drogas genuinamente cearense, o Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina na realização de gincana cultural e exposição artística. A implantação do programa engloba, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária com a participação de profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas selecionadas graças à formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ entre comunidades de zonas urbanas e rurais.

Com a realização do programa, a SPD visa a obter a redução gradativa e crescente do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana dos jovens sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

O  próximo município onde a SPD concluirá o programa Juventude em Ação em 2016 será Camocim, no litoral Oeste do Ceará. A programação acontece na quinta-feira, 16, no Liceu de Camocim e na EEEEP Monsenhor Expedito da Silveira. Nos dois estabelecimentos de ensino, 863 estudantes foram beneficiados.

13.06.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.brdaniela.negreiros@spd.ce.gov.br