Hemoce lança campanha no Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de junho de 2016 - 11:00

 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta terça-feira (14), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, preparou diversas atividades para comemorar a data com os doadores. A partir das 8h, no auditório do Hemoce, será lançada a nova campanha de doação de sangue que traz como tema “Doe Chances, Doe Sangue” para incentivar o gesto voluntário.

Através de cartazes, rádios, jornais,TV’s, outdoors e ações de marketing, a campanha“Doe Chances, Doe sangue”, incentiva que as pessoas realizem a boa ação,  mesmo sem conhecer alguém que precisa da doação de sangue. Frases em outdoors como: “A Vó do Vítor está precisando de doação de sangue urgente e você não precisa conhecer nenhum dos dois para ajudar” tem como objetivo despertar o interesse da sociedade em ajudar ao próximo doando sangue com uma única finalidade: salvar vidas.

De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, cerca de 80% dos voluntários do Hemoce são doadores de sangue espontâneos, ou seja, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue. “A gente precisa lembrar que todos os dias existem pessoas que precisam de transfusão de sangue e que dependem da boa vontade dos doadores, por isso é importante manter a doação como uma atividade regular, pois não existe substituto para o sangue”, disse.

Programação

Para homenagear a população pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, na terça-feira, das 8 às 16h, quem for à sede do Hemoce, na Av. José Bastos 3390, poderá aproveitar serviços de beleza, como: corte de cabelo, limpeza de pele, massagem, SPA das mãos e dos pés, além de cuidados com a saúde com orientações e avaliação de nutricionista.

Em alusão a campanha nacional Junho Vermelho, organizada pelo Movimento Eu Doo Sangue pelo Brasil, o Hemoce vai estar com a fachada iluminada de vermelho a partir do dia 14 de junho. Outros órgãos públicos, como a sede do VaptVupt em Messejana, aderiram ao movimento para incentivar a sociedade a doar.

Hemoce no Shopping RioMar Fortaleza (14 de junho)

Na terça-feira (14), o Hemoce abre uma nova unidade para coleta de sangue no shopping RioMar. Para celebrar o Dia Mundial do Doador de sangue, a unidade terá uma programação diferenciada a partir das 13h.  Quem passar pela loja do Hemoce, vai participar de sessão de bem estar durante toda à tarde da terça-feira e das 17h às 18h30 o movimento #plantandobem estará distribuindo mudas de plantas para quem passar pelo posto de coleta. É uma forma simbólica de estimular a prática do bem com gestos simples. A partir das 19h será realizada a solenidade de abertura da unidade.

A loja adaptada para receber os doadores de sangue e cadastrar doadores de medula óssea, estará funcionando até o dia 14 de agosto, das 13h às 21h de segunda a sábado e das 14h às 20h no piso L2, próximo a praça de eventos 2 do RioMar. Para realizar a campanha e as atividades do Dia Mundial do Doador de Sangue,o Hemoce conta com a participação voluntária de empresas e órgão públicos que apoiam à doação de sangue. 

O que é necessário para doar sangue

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

1306.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

Assinatura coornenadoria matérias