Dragão do Mar realiza Festival Ceará Jazz Series este mês

16 de junho de 2016

A jovem cantora norte-americana Priscila Odinmah

 

O projeto “Ceará Jazz Series”, que vem reunindo grandes públicos em shows em homenagem a lendas do jazz como Miles Davis, Dave Brubeck, Chet Baker e John Coltrane, retorna neste mês de junho, com dois novos shows no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nas sextas-feiras, 17 e 24. Com a proposta de oferecer ao público novas oportunidades de contato com grandes obras da história do jazz e, ao mesmo tempo, com a excelência da cena instrumental cearense, ressaltando o talento, o virtuosismo e a criatividade dos músicos de nosso Estado, o Ceará Jazz Series promove no dia 17 de junho a estreia do show “Getz/Gilberto – Tributo a Stan, João e Tom”, com o multi-instrumentista cearense Luciano Franco (guitarra, violão, contrabaixo, teclados e arranjos) e grupo, além de participação especial da cantora Idilva Germano. Já no dia 24 acontece o também inédito show “Carmem Sings Monk – Tributo a Thelonious Monk e Carmem McRae”, com o guitarrista cearense Hermano Faltz e a cantora norte-americana Priscilla Odinmah.

Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, os shows terão entrada franca. O primeiro show, na sexta-feira (17), recriando o clássico disco “Getz/Gilberto”, de 1964, o álbum que consolidou a música brasileira no mercado norte-americano com repercussão em todo o mundo como um dos mais significativos álbuns do século XX, reúne um dos mais aclamados e experientes músicos cearenses, Luciano Franco, e outros grandes nomes da cena de nosso Estado: Edson Távora Filho (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico), Thiago Rocha (saxofone) e André Benedecti (bateria). Como convidada especial, a cantora Idilva Germano, intérprete aplaudida e de ampla trajetória, com destaque para o disco “Urbanita”, recria as canções interpretadas no disco por Astrud Gilberto.

O disco “Getz/Gilberto”, famoso também pela capa com a obra da artista visual expressionista Olga Albizu, surgiu como um desdobramento do famoso concerto da bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, com a ideia de reunir a nata da música brasileira – além das dissonâncias e da batida do violão de João e dos acordes esmerados do piano de Tom Jobim, o baixista Tião Neto e o baterista Milton Banana – ao famoso e atento saxofonista norte-americano Stan Getz, de fraseado elegante, “cool”, sofisticado.

As interpretações do grupo e da jovem Astrud para “The girl from Ipanema” e “Corcovado” transformaram as canções em clássicos mundiais e contribuíram inclusive para um novo momento de protagonismo feminino, naquela primeira metade dos anos 60. Lançado em março de 1964, um ano depois da gravação, conquistou o prêmio de disco do ano em 1965, com o single “The girl from Ipanema”/”Corcovado”. O disco vendeu mais de dois milhões de cópias só em 1964 e chegou ao segundo lugar da parada da Billboard, perdendo apenas para “A hard day´s night”, dos Beatles.

Elas e Thelonious

Já na sexta-feira (24), o guitarrista cearense Hermano Faltz, um dos mais destacados representantes da nova geração de instrumentistas cearenses, se une à cantora norte-americana Priscilla Odinmah, que vem causando furor em Fortaleza, em apresentações em palcos como o Colosso Lake Lounge e a Maloca Dragão, para recriar outro disco magistral da história do jazz: “Carmem sings Monk”, lançado em 1988, destacando canções do repertório de uma das maiores referências jazzísticas, o mítico Thelonious Monk.

O disco, que rendeu a Carmem McRae uma indicação ao Grammy, traz clássicos como “Round midnight”, “Well you needn´t”, “I mean you” e “Monk´s dream”, em suas versões com letra, revelando também a arte de compositores como Jon Hendricks, Mike Ferro, Sally Swisher e Abbey Lincoln, responsáveis por letrar os temas belos e complexos de Monk, e trazendo títulos diferentes para as canções, por questões de direitos autorais. Um álbum extremamente marcante e desafiador, que será recriado no palco do Teatro do Centro Dragão do Mar por Priscilla Odinmah eHermano Faltz, na companhia do grande pianista Thiago Almeida, do contrabaixista Iury Batista e do bateristaAndré Benedecti.

O fraseado marcante de Carmem McRae é acompanhado no disco por Clifford Jordan (sax tenor), Eric Gunnison (piano), George Mraz (baixo acústico) e Al Foster (bateria), além do saxofonista Charlie Rouse, que tocou com Thelonious Monk, e do pianista Larry Willis, nas faixas ao vivo. O desafio de recriar a magia do disco foi aceito pelo guitarrista Hermano Faltz, que vem se destacando com seu trabalho solo e também em grupos como The Bridge (do mestre do sax Marcio Resende) e Por um Trio. A jovem cantora norte-americana Priscila Odinmah, que dará voz aos clássicos consagrados por Carmem McRae, também vem amealhando muitos elogios, em suas apresentações nesta temporada em Fortaleza, para privilégio do público cearense.

SERVIÇO:

Ceará Jazz Series – Temporada permanente de jazz.

– Show “Getz/Gilberto – Tributo a Stan, Tom e João”. Com Luciano Franco e grupo. Convidada especial: Idilva Germano. Com Edson Távora Filho (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico), Thiago Rocha (sax tenor) e André Benedecti (bateria). Sexta-feira, 17 de junho, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA. Às 18h30 tem bate-papo com os músicos, sobre o disco “Getz/Gilberto”, também com entrada franca.

– Show “Carmem Sings Monk – Tributo a Thelonious Monk e Carmem McRae”, com o guitarrista cearense Hermano Faltz e a cantora norte-americana Priscilla Odinmah. Com Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). Sexta-feira, 24 de junho, no Teatro Dragão do Mar. ENTRADA FRANCA. Às 18h30 tem bate-papo com os músicos, sobre o disco “Getz/Gilberto”, com entrada franca.

Realização: Ceará Jazz Series. Apresentação: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Desafinado, Rádio Universitária FM, Eurocopias, Quitanda das Artes.

16.06.2016

Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos 85. 3488.8617 / 98733.8829
Luar Maria Brandão 85. 3488.8625 / 98970.8081

Assinatura coornenadoria matérias