Aberta II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

20 de junho de 2016 - 19:35

SPD comanda uma série de atividades com foco na prevenção

Apresentações artísticas e uma mostra das atividades desenvolvidas pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogtas (SPD) em seu primeiro ano de fundação marcaram a abertura da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), na sede da SPD, com a presença de autoridades, parceiros da pasta e público em geral. A programação segue até o próximo domingo, dia 26, envolvendo ações informativas em terminais de ônibus de Fortaleza, shoppings e praças, manhã de prestação de serviços na Praça do Liceu do Ceará e passeio ciclístico. Este ano, o tema da semana será “Todos pela Prevenção”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade em geral para as consequências do uso de álcool e outras drogas líticas e ilícitas.

A solenidade na SPD foi aberta com apresentações do grupo musical Turma do Ronda da Polícia Militar do Ceará e do Coral Chamas da Alegria, formado por senhoras atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Em seguida, discursou o deputado federal José Airton. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela SPD, em especial na área da prevenção às drogas e anunciou duas importantes notícias em prol da pasta, ou seja, a liberação de R$ 3 milhões para a realização de ampla pesquisa sobre o quadro das drogas no Ceará e perfil dos usuários e de R$ 1 milhão para emprego em capacitação de usuários de drogas em tratamento, visando a reinserção social e profissional.

Primeira titular da SPD, a deputada estadual licenciada Mirian Sobreira fez um breve balanço das atividades da Secretaria em seu primeiro ano de funcionamento após ter sido criada pelo governador Camilo Santana. A parlamentar fez questão de ressaltar a mais importante parceria firmada pela SPD para levar à frente as ações no eixo da prevenção às drogas. “Nós descobrimos a força da juventude. Os jovens estão sendo protagonistas nas atividades de prevenção em todo o Ceará”, disse Mirian Sobreira, completando: “Nós não abrimos mão dessa parceria”.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, agradeceu os parceiros da SPD em seu primeiro ano de funcionamento e comandou a entrega de certificados a três grandes colaboradores da pasta. Foram agraciados a enfermeira Argina Bandeira, do Posto de Saúde Carlos Ribeiro; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Josbertini Clementino; e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, coronel Joaquim dos Santos Neto.

A programação foi concluída com a apresentação de vídeo institucional apresentando as experiências exitosas da SPD desde a sua criação, em março de 2015, com destaque para o Projeto Corre Pra Vida, voltado para acolhimento e orientação a pessoas em situação de rua e/ou em outros contextos de vulnerabilidade social; bem como o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, desenvolvido junto a estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino. Houve, ainda, apresentação de alunos do grupo de jazz da Academia de Arte Vânia Dutra, do município de Horizonte.

Dentre os convidados ilustres, além dos mencionados anteriormente, estiveram o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins; a coordenadora da CPDrogas da Prefeitura de Fortaleza, Juliana Sena; o presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana; e a prefeita do município de Quixelô, Fátima Gomes. 

A Semana

Na manhã da terça-feira, 21, das 8 às 12 horas, a SPD estará com profissionais no terminal de ônibus do Siqueira, em Fortaleza. O objetivo é a oferta de esclarecimentos e orientações à população sobre as drogas e seus efeitos, além de ressaltar a importância de comportamentos saudáveis. A atividade de divulgação também será desenvolvida nos terminais da Parangaba (dia 21, das 11 às 15 horas), Antônio Bezerra (dia 24, das 8 às 12 horas) e Papicu (dia 24, das 13 às 15 horas) e, ainda, no Shopping Benfica (dias 23 e 24, das 11 às 14 horas).

O ponto alto da programação preparada pela SPD é a Ação Cidadania – Todos pela Prevenção, que acontecerá no sábado, dia 25, das 8h30 às 11h30. Será uma manhã de prestação de serviços, cidadania, orientação e encaminhamentos, além de diversas atividades artístico-culturais. Dentre os serviços a serem ofertados estão vacinação, aferição de pressão arterial, lanche, corte de cabelo, manicure, maquiagem, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, cálculo de IMC, assessoria jurídica, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, oficinas de arte, informações sobre câncer de mama, orientação sobre prevenção às drogas/encaminhamentos na unidade móvel da SPD e outros.

No domingo, dia 26, as atividades alusivas à II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas serão concluídas com a realização do II Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida, com largada a partir das 7 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local. O evento será desenvolvido em parceria entre a SPD e a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza. O passeio marca a passagem do Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas e tem o objetivo conscientizar as pessoas a levarem uma vida mais saudável, além de chamar a atenção da sociedade para a problemática das drogas.

20.06.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias