Governo do Estado participa da 20ª edição da PecNordeste

21 de junho de 2016 - 21:34

Na programação, estão as iniciativas desenvolvidas pelo Estado para promoção da agricultura familiar, pecuária e desenvolvimento agrário

Os produtos da Feira da Agricultura Familiar estarão expostos até o dia 23 de junho na  XX edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) e da XX Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. O Governo do Estado participa do evento, desde a primeira edição, com ações e iniciativas de promoção da agricultura familiar, pecuária e desenvolvimento agrário.

Alexandre Gomes, produtor de pimenta de Pacoti, participa do PecNordeste desde 2000 e apresenta com orgulho os produtos oriundos da pimenta, de fabricação própria. Ele produz molhos, geleias e cremes, todos sem agrotóxicos ou conservantes. “O seminário é uma forma de propaganda para nossos produtos. Aqui estão empresários, políticos e outras pessoas do ramo que, além de comprar, ajudam a divulgar o nosso produto”, disse.

Para Cristiane Pinheiro, produtora de castanha, a feira marcou o início dela no mercado exportador. “Foi aqui que um empresário estrangeiro provou minha castanha, gostou e resolveu comprar. Aí eu envio para outros países por causa dele”, contou orgulhosa.

Já o produtor José Flávio, do município de Cascavel, participa da PecNordeste há pelo menos quatro anos. Produtor de cachaça, ele sustenta a família através da venda do produto em feiras, exposições, seminários e para grandes supermercados.

PecNordeste

O Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) é uma parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae).

O PecNordeste este ano completa 20 anos de realizações, trazendo em sua estrutura  120 atividades técnico-científicas, com participação de 132 palestrantes de diferentes estados. Esta edição contará com o I Seminário Cearense de Palma Forrageira, V PecLeite (Exposição especializada de bovinos e caprinos leiteiros), Exposição Sebrae, I Encontro de Reflorestadores do Semiárido, segunda edição da Galeria dos Garanhões, com oito cavalos reprodutores, e a realização do Espaço Cultural, que este ano terá apresentações culturais e quadrilhas.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o PecNordeste é um espaço de convergência de pecuaristas, pesquisadores, estudantes das áreas de ciências agrárias, produtores rurais e técnicos e empresários de todo o país. “Através desse seminário de pecuária acontece uma discussão de temas relevantes do país, que impactam positivamente o setor do agronegócio, dando destaque aos conhecimentos e tecnologias”, afirmou.

Medalha Prisco Bezerra

Durante a cerimônia de abertura da PecNordeste foi realizada a entrega de Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra, que homenageou o presidente da Aprece Expedito José do Nascimento, a presidente do Sindicato Rural de Jaguaribe, Maria Zimar Pinheiro Diógenes, e a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), representada pelo seu presidente Augusto Júnior.

Serviço

PECNORDESTE 2016

DATA: 21 a 23 de JUNHO
LOCAL: Centro de Eventos do Ceará

21.06.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras / 85 3101-8137