Profissionais debatem sobre segurança do paciente no Hospital de Messejana

21 de junho de 2016 - 12:11

Nesta quarta-feira (22), às 8 horas, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado, realizará o I Fórum de Segurança do Paciente – Implementação de Práticas Seguras, com a presença do secretário adjunto da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, e a participação dos profissionais que trabalham com a assistência direta aos pacientes e aos técnicos administrativos no hospital. Um dos principais objetivos é debater as diretrizes da segurança do paciente como práticas diárias para garantir a qualidade do cuidado aos pacientes, acompanhantes, visitantes e aos profissionais de saúde e à prevenção de eventos adversos. “A ideia de criar o evento nasceu da necessidade de ampliar aos profissionais do Hospital de Messejana, conhecimentos, habilidades e atitudes, visando promover uma cultura de segurança do paciente e o desenvolvimento de melhores práticas assistenciais para a prevenção e redução de eventos adversos. Vale ressaltar que este assunto vem sendo abordado transversalmente em todos os eventos realizados no hospital”, afirma a enfermeira Celina Saraiva, do Núcleo de Segurança do Paciente.

É possível resguardar a saúde do paciente diminuindo os riscos de danos desnecessários e estimulando ações que fortaleçam a cultura organizacional relacionada à segurança do paciente. “Com a realização do fórum vamos promover ações de qualificação dos processos de trabalho através das melhores práticas institucionais e redução do risco de danos evitáveis na prestação do cuidado assistencial”, diz Adriana Rocha Solon, coordenadora do setor Gerência de Risco do Hospital de Messejana.

Para alcançar bons resultados e garantir a segurança do paciente, uma série de ações já são desenvolvidas no Hospital de Messejana, como a identificação de riscos através da notificação de eventos; capacitação permanente dos profissionais; implementação do plano de segurança do paciente institucional; instituição do Comitê de Segurança do Paciente para o desenvolvimento de boas práticas assistenciais, bem como atender a legislação pertinente; monitoramento de indicadores; elaboração da pesquisa de cultura de segurança, entre outros.

A Política Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde prioriza seis metas a serem trabalhadas em virtude da alta susceptibilidade de eventos, como identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir os riscos de quedas e úlceras por pressão.

Serviço:

I Fórum de Segurança do Paciente – Implementação de Práticas Seguras

Data: 22 de junho de 2016
Horário: 8 horas
Local: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (auditório A) – Rua Frei Cirilo, 3480, Messejana

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

8h às 8h30 – Abertura

8h30 às 9h30 – QUALIDADE DO CUIDADO À SAÚDE E A SEGURANÇA DO PACIENTE: HISTÓRICOS CONCEITOS E PERSPECTIVAS
Níobe Maria Ribeiro Furtado

9h30 às 10h15 – CULTURA DE SEGURANÇA: FERRAMENTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE.
Marcos Antônio Gadelha Maia

10h15 às 11h15 – DESAFIE-SE: DIFICULDADES É UMA QUESTÃO DE PERSPECTIVA.
Maria do Perpetuo Socorro Parente Martins

12h às 13h30 – Almoço

TARDE

13h30 às 15h – RODA DE CONVERSA : OS PILARES DA SEGURANÇA DO PACIENTE MS/ANVISA;

1- Identificação do paciente
Edna Lacerda Queiroz

2- Comunicação efetiva
Roberta Meneses de Oliveira

3- Segurança  no  uso de medicamentos
Eugenie Desiree Rabelo Neri

4- Cirurgia segura
Joseana Falcão

5 – Higienização das mãos
Vanessa Dias da Silva

6- Prevenção de quedas
Wanda Maria Ximenes Soares

7- Prevenção de lesão por pressão
Aurilene Lima da Silva

15h às 15h15 – Intervalo

15h15 às 16h – A notificação dos eventos adversos para o planejamento das ações de um cuidado seguro
Aurora Pinheiro do Vale

16h às 16h15 – Apresentação do instrumento de notificação do hm
Adriana Rocha Solon

16h15 às 17h – CONFIABILIDADE HUMANA – SEGURANÇA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Roberta Meneses de Oliveira

17h – Encerramento
Brunch

21.06.2016

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães  (85) 3101-4092

Assinatura coornenadoria matérias