Secretaria da Saúde realiza webpalestra sobre vigilância do sarampo

21 de junho de 2016 - 15:20

Nesta terça-feira (21), a partir das 14 horas, a Secretaria da Saúde do Estado promoverá webpalestra sobre as ações desenvolvidas na vigilância do sarampo no Ceará. Com o tema “A continuidade das ações de vigilância das doenças exantemáticas com foco no sarampo”, os profissionais da saúde dos 184 municípios do Estado debaterão sobre imunização e vigilâncias epidemiológica e laboratorial para o controle da vigilância do sarampo, que há um ano o vírus não circula mais no Ceará. A webconferência terá como palestrantes a epidemiologista Valéria Freire, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa, a virologista Fernanda Montenegro, do Laboratório Central de Saúde Pública, e a enfermeira Débora Moura, do Núcleo de Imunização da Sesa.

A transmissão das palestras será feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela webconferência, por meio de som e imagens, as palestrantes se comunicarão com os profissionais de saúde dos municípios de todas regiões do Estado. Além da exposição das palestrantes, haverá interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas. Para participar da web conferência basta ir ao endereço http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc

O objetivo da webpalestra é reforçar o plano de ação de sustentabilidade para garantir que o vírus do sarampo não volte a circular no Estado. Serão debatidos assuntos relacionados a cobertura vacinal, taxa de notificação, investigação de casos, qualidade na realização de coleta, armazenamento e envio do material, entre outros. Em setembro de 2015, a eliminação do sarampo no Ceará foi anunciada pelo Ministério da Saúde, resultado de um trabalho de reforço de diferentes ações e estratégias, entre elas a vacinação casa a casa até durante os finais de semana. No período de janeiro a dezembro de 2015, a vacina tríplice viral – dose 1 teve 109,49% de cobertura.

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

21.06.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias