Setur apresenta projeto de reforma do Bondinho de Ubajara

22 de junho de 2016 - 17:08

A obra de modernização terá investimento de R$ 10 milhões e foi aprovada pelo ICMBio

O projeto de reforma e modernização do Bondinho de Ubajara foi apresentado nesta terça-feira (21), na sede do município. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) mostrou ao Conselho Gestor do Parque Nacional de Ubajara como ficará o equipamento após a obra, que terá investimento de R$ 10 milhões. A reunião era a última etapa para obter a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, para realização da obra.

O Bondinho de Ubajara receberá uma completa reforma e modernização, com obras de renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos; recuperação da coberta da estação inferior; construção de banheiros nas estações superior e inferior; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.

No dia 25 de maio, a Setur apresentou o projeto de modernização do bondinho para o ICMBio. Agora, após a reunião em Ubajara, os preparativos para dar início à licitação da obra serão finalizados e, quando concluída a licitação, o prazo para término será de seis meses. “Como o bondinho está em uma área de proteção ambiental, o processo é mais lento, pois precisa seguir uma série de trâmites”, detalha Juliana Brauner, coordenadora da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) responsável pela obra.

O Bondinho de Ubajara foi fechado em maio de 2015 para que a segurança dos visitantes não fosse posta em risco. Relatórios mostraram que a espessura dos cabos que faziam a condução da cabine do bondinho estava abaixo do nível mínimo de segurança. Antes do fechamento, algumas medidas já haviam sido tomadas em razão do desgaste do equipamento. Primeiro, passou a funcionar apenas em feriados e fins de semana para que o tempo de uso fosse prolongado. Mesmo assim, o equipamento precisava ser fechado para diversos reparos, constantemente. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.

Até o momento, a Setur ainda não detectou queda expressiva na movimentação de turistas da região. No ano passado, o Parque Nacional de Ubajara recebeu 104.900 turistas. Em 2014, foram 108.560 visitantes. “A necessidade de paralisar o equipamento para reforma era essencial para a segurança dos visitantes e continuidade do bondinho. Sabemos do transtorno, mas ele será momentâneo. A contrapartida é que a população irá receber um equipamento moderno, com condições de funcionar por mais 40 anos”, completa Juliana Brauner.

22.06.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
Yanna Guimarães
(85) 3195.0211 / 98956.0331
yanna.guimaraes@setur.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias