Comunidades de Beberibe recebem sistema de abastecimento de água

23 de junho de 2016 - 12:47

 

O benefício faz parte do Projeto São José III e vai contemplar 119 famílias, sendo 71 da Comunidade Alto Alegre do Davi e 45 da comunidade Sussuarana

 ARI5811 web“Sabemos que não há nada mais digno para uma família do que ter água encanada em casa, principalmente em um período de crise hídrica. Por isso, estamos trabalhando para garantir o abastecimento no Estado do Ceará e, assim, levar as comunidades mais distantes água limpa e de qualidade”. Assim afirmou o governador Camilo Santana, na noite desta quarta-feira (22), na entrega de cartas de créditos de dois sistemas de abastecimento de água para o município de Beberibe, distante 82 quilômetros de Fortaleza.

O benefício, que faz parte do Projeto São José III, vai contemplar 119 famílias, sendo 71 da Comunidade Alto Alegre do Davi e 45 da comunidade Sussuarana. O investimento total é de R$ 805.865,60. Para 2016, ainda estão previstos, por meio do projeto, investimentos em 172 novos sistemas de abastecimento d´água.

 ARI5741 webA dona de casa Irineide Silva Pereira, representante da comunidade Alto Alegre do Davi, destacou a chegada do benefício. “Acordar todos os dias sem saber se vamos ou não ter água é uma batalha diária que enfrentávamos por aqui. Agora, com esse sistema, teremos a certeza que vamos receber água todos os dias nas nossas casas. E o melhor, encanada”, enfatizou, emocionada.

Camilo Santana lembrou ainda das medidas que o Estado vêm adotando para garantir água ao povo cearense.”Em 2015, estimulamos a redução de 10% no consumo e tivemos êxito, mas é preciso economizar ainda mais para garantir que não haja falta de água. Estamos estudando quais medidas podemos tomar para que a população de Fortaleza e Região Metropolitana não fiquem sem água”, salientou.

 ARI5639 webNa ocasião, o governador participou da inauguração da nova Praça da Matriz de Beberibe e destacou a importância do local para a cidade. “O espaço público é uma importante ação de urbanização para aproximar as pessoas e diminuir a violência. Além de deixar a cidade mais bonita, essa praça vai proporcionar as crianças, os jovens e os adultos se encontrarem no dia-a-dia, deixando o local familiar”, disse.

O equipamento recebeu novo paisagismo, com parquinho infantil, iluminação, acessibilidade e lixeiras de coleta seletiva. Os bancos foram distribuídos de forma que, em pouco tempo, recebam cercas vivas de árvores e caramanchões, construção utilizada em espaços públicos.

 ARI5507 webA doméstica Zulene Augusto da Silva, de 33 anos, disse que o novo espaço oferece diversão para todos os beberibenses. “Antes, quando não existia essa estrutura, a diversão das crianças era correr pela rua. Agora, tem diversão não só para os pequenos, mas para os grandes também, que aproveitam todo o espaço oferecido pela praça”, afirmou.

A solenidade contou também com a participação do secretário Dedé Teixeira (SDA); do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zezinho Albuquerque;  dos deputados federais Arnon Bezerra e José Airton Cirilo; dos deputados estaduais Bruno Gonçalves e Tin Gomes; dos prefeitos Ivan Silvério (Aracati), Michele Queiroz (Beberibe), Ivonete Queiroz (Cascavel) e Zarlul Kalil (Madalena); do vice-presidente da ABIH-CE, o empresário Darlan Leite; além de ex-prefeitos e vereadores de Beberibe.

23.06.2016

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Assinatura coornenadoria matérias