Dia do Bombeiro é comemorado com atrações a partir desta sexta (24)

24 de junho de 2016 - 14:23

Em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho, todos os Corpos de Bombeiros do Brasil realizam a Semana de Prevenção Contra Incêndio. No Ceará, a data será comemorada não só pelos militares, mas por todos os cearenses que queiram conhecer a história da corporação. É que a partir do dia 24 deste mês, o público vai ter acesso a literaturas, uniformes, viaturas e atividades que retratam os 91 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (BMCE).

“A profissão de Bombeiro jamais se faz por negócio, que o cidadão procura no desejo de ser sócio, sendo na realidade um perene sacerdócio”. O trecho é uma das estrofes do cordel que será lançado dando início às comemorações. Exemplares da obra serão distribuídos gratuitamente nesta sexta, no Shopping Benfica. O autor do cordel é Gutemberg Liberato de Andrade, coronel da reserva remunerada da Polícia Militar Cearense. A literatura conta, em versos, a história e algumas experiências dos Bombeiros cearenses.

“O objetivo da semana é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros da sociedade”, destaca o Comandante Geral do CBMCE, coronel Heraldo Pacheco, enfatizando que as comemorações também buscam conscientizar a população. “Se conseguirmos conscientizar as pessoas quanto à importância da prevenção, teremos como resultado a diminuição do número de acidentes”. Os “Heróis do Fogo”, como também são conhecidos os Bombeiros, têm como prioridade salvar vidas. “Nosso trabalho vai muito além de atender ocorrências. Buscamos incessantemente nos antecipar e prevenir qualquer dano às pessoas, ao meio ambiente e também ao patrimônio”, ressalta o Comandante.

Em todo o país, a programação se estenderá até o próximo dia 05. Em solo cearense, contemplará atrações destinadas aos Bombeiros, familiares e comunidade. Entre as atividades, também está prevista a Formatura do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, no próximo dia 30. Já no dia 02 de julho, o Quartel Central do CBMCE estará de portas abertas para receber visitantes, com direito a passeio nas viaturas operacionais, apresentação de materiais e atividades voltadas para o público infantil.

Conheça a história

A Semana de Prevenção Contra Incêndio é comemorada anualmente na semana em que o dia 02 de julho estiver compreendido. A data foi definida por meio de decreto no ano de 1954, pelo então presidente Getúlio Vargas, em virtude de o Imperador D. Pedro II ter assinado o Decreto Imperial nº 1.775 regulamentando de forma inédita o serviço de extinção de incêndios no Brasil.

Roteiro de programações

A programação será iniciada no próximo dia 24, se estendendo até o dia 05 de julho, ainda com uma última atividade no dia 24 do próximo mês. Confira o roteiro de atividades que serão abertas ao público:

24/06 – Abertura da Semana de Prevenção de Incêndios com o lançamento do cordel que conta, em versos, a história do Corpo de Bombeiros cearense, palestra feita pelo autor da obra – que terá exemplares distribuídos gratuitamente com sessão de autógrafos e coquetel – além de apresentações da Banda e do Coral do CBMCE.
Local: Shopping Benfica – 2º piso, galeria (Avenida Carapinima, 2200, bairro Benfica)
Hora: A partir de 18h30

24 a 26/06 – Exposição de Uniformes e Materiais do CBMCE.
Local: Shopping Benfica – 2º piso, galeria (Avenida Carapinima, 2200, bairro Benfica)
Hora: De 10 às 22 horas

30/06 – Formatura do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar
Local: Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz)

02/07 – Portões Abertos com apresentação de materiais, atividades para o público infantil e passeios em viaturas operacionais.
Local: Quartel Central do CBMCE (Rua Oto de Alencar, 215, bairro Jacarecanga)
Horário: Das 8h30min às 11h30

05/07 – Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (Avenida Desembargador Moreira, 2807, bairro Dionísio Torres)
Hora: 15 horas

24/07 – Corrida do Fogo
Local: Largada e chegada no Quartel do CBMCE
Hora: A partir de 6h30

24.06.2016

Kélia Jácome,
Coordenadora de Comunicação,
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),
Governo do Estado do Ceará,
(85) 3101.6517 e 98766.0028

Informações – Corpo de Bomdeiros: Cap Julyane / 3101.2211

Assinatura coornenadoria matérias