Dia Internacional do Yoga é comemorado no Parque do Cocó

24 de junho de 2016 - 15:00

No Brasil, evento vai reunir milhares pessoas para práticas de yoga envolvendo posturas, respiração e meditação, em cerca de 15 cidades. Em Fortaleza, aula coletiva acontece domingo (26), às 16h, no Parque do Cocó

Cada vez mais procurada para alívio da ansiedade e do estresse, a prática milenar do Yoga será celebrada, em diferentes cidades do mundo, em junho. O dia 21 desse mês foi declarado pela ONU como Dia Internacional do Yoga, desde 2014. Em Fortaleza, no próximo domingo (26), às 16h, um aulão reunirá centenas de praticantes no Parque do Cocó, numa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). Além da aula, ministrada por vários professores de yoga, com relaxamento com sons terapêuticos, meditação e música, haverá exposição de escolas de yoga parceiras e feirinha vegetariana. Além disso, será feita homenagem às escolas de yoga que atuam em Fortaleza. Qualquer pessoa pode participar, gratuitamente. É preciso apenas levar tapete de yoga ou canga, usar roupas confortáveis e calçados fáceis de tirar.

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, a parceira com a Arte de Viver vem movimentando o Parque do Cocó. “As famílias vêm e curtem porque dissemina uma cultura de paz e interação”, disse. A intenção dos organizadores é levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo.

Para comemorar a data, a Organização Internacional Arte de Viver vai promover eventos gratuitos para prática de yoga, envolvendo posturas, técnicas de respiração e meditações guiadas. Esses aulões serão abertos a qualquer interessado, sem restrição de idade. Já confirmaram participação as cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Eventos similares irão ocorrer em diferentes países, como Alemanha, Estados Unidos, França, Índia e Japão. No ano passado, a Arte de Viver reuniu no Brasil cerca de três mil pessoas em 15 cidades para celebrar do Dia Internacional do Yoga.

Antigamente confundido com religião ou associado apenas a um estilo de vida alternativo, o Yoga é uma filosofia de vida que busca a integração de corpo e mente. Originária da Índia, é praticada há mais de cinco mil anos, sem restrição de idade, nacionalidade ou cultura. De acordo com o fundador da Arte de Viver, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, Yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida, daí a importância em disseminar esse conhecimento tão antigo e precioso. “Pode remover as lágrimas e trazer um sorriso a cada rosto, trazer celebração e novas habilidades à vida de qualquer um”, afirma.

Arte de Viver – Fundada em 1981, a Arte de Viver é uma organização internacional de caráter educacional, social e humanitário. Possui status de consultora do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde.

Coordenadora do evento em Fortaleza: Lúcia Rejane Araújo

    Agenda de todos as cidades brasileiras: http://www.artofliving.org/br-pt/dia-internacional-do-yoga

    Dia Internacional do Yoga no Facebook: https://www.facebook.com/events/1625071181147909/

    Site internacional do evento: http://idayofyoga.org

24.06.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA
3101-1235/comunicacao@sema.ce.gov.br