SPD promove Ação Cidadania – Todos pela Prevenção

24 de junho de 2016 - 15:22

Iniciativa integra programação da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

Com programação coordenada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), a II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas terá seu ponto alto no próximo sábado (25), quando a pasta promoverá a Ação Cidadania – Todos pela Prevenção. O evento acontecerá no horário das 8h30 às 11h30, na Praça do Colégio Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Será uma manhã de prestação de serviços, cidadania, orientação e encaminhamentos que incluirá, ainda, a realização de diversas atividades artístico-culturais.

Dentre os serviços a serem ofertados à população em geral estão vacinação, aferição de pressão arterial, lanche, corte de cabelo, manicure, maquiagem, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, cálculo de IMC, assessoria jurídica, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, oficinas de arte, informações sobre câncer de mama, orientação sobre prevenção às drogas/encaminhamentos na unidade móvel da SPD e outros.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, ressalta que a manhã de serviços e cidadania é uma forma de chamar a atenção da sociedade em geral para as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas, ressaltando a importância da prevenção e de uma vida saudável. “Vamos destacar e fortalecer para o ano todo o tema da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que é ‘Todos pela Prevenção’, enfatiza a titular da SPD. Segundo ela, a expectativa é de que sejam realizados mais de mil atendimentos para pessoas de todas as idades durante o evento na praça.    

No domingo, as atividades comemorativas da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas serão concluídas com a realização do II Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida, com largada a partir das 7 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local. O evento será desenvolvido em parceria entre a SPD e a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza. O passeio marcará a passagem do Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas e tem o objetivo de conscientizar as pessoas a levarem uma vida mais saudável, além de chamar a atenção da sociedade para a problemática das drogas.

A Semana

As atividades alusivas à II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas foram desencadeadas a partir da segunda-feira (20), com a abertura oficial na sede da SPD. A solenidade incluiu a apresentação de experiências exitosas da pasta ao longo do seu primeiro ano de funcionamento. A Secretaria também foi a terminais de ônibus e shoppings da capital com o objetivo de prestar esclarecimentos e orientações à população sobre as drogas e seus efeitos, bem como ressaltar a importância da adoção de comportamentos saudáveis.

24.06.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br