Temporada de filmes cearenses estreia nesta segunda-feira (27) no Dragão do Mar

24 de junho de 2016 - 14:00

A partir do dia 27 de junho, o Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco e a TVC apresentam a Temporada de Cinema Cearense, com filmes da terrinha exibidos gratuitamente toda segunda-feira na sala de cinema do Dragão do Mar. As exibições serão antecedidas por um bate-papo gravado entre a plateia, o realizador do filme e os apresentadores do programa TVCine Dragão, Pedro Azevedo (curador do Cinema do Dragão-Fundação) e a jornalista Vanessa Cavalcante, nova aquisição desta segunda temporada do programa. A cada segunda-feira de filme cearense, será gravada uma nova edição do TVCine Dragão, mostrando a diversidade inventiva dos nossos realizadores.

Os filmes serão exibidos sempre a partir da segunda segunda-feira do mês. A primeira fica por conta do Cine Caolho, do Coletivo Alumbramento, que também exibe gratuitamente títulos de realizadores do Ceará, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco.Para a Temporada de Cinema Cearense, já foram escolhidos pelos idealizadores os três filmes que iniciam o projeto. A partir da quarta edição, porém, as películas exibidas serão selecionadas a partir de uma CONVOCATÓRIA pública (confira abaixo o documento).

Além do espaço na grade do Cinema do Dragão, os selecionados terão seus filmes exibidos duas vezes na grade de programação da TVC. O objetivo é dar ainda mais visibilidade à produção audiovisual do Ceará.A nova temporada do programa TVCine Dragão estreia em julho na TVC, com transmissão toda quarta-feira, às 22h, e reprise aos sábados.

Programação

A primeira exibição da Temporada de Cinema Cearense será nesta segunda-feira (27), com o filme LINZ – QUANDO TODOS OS ACIDENTES ACONTECEM (2013, Ficção, 82min), de Alexandre Veras, às 19h, na Sala 1 do Cinema do Dragão. Acesso é gratuito. Antes da exibição do filme, os espectadores poderão participar de bate-papo com o diretor.Já nos dias 11 e 18 de julho, serão exibidos LINHAS DE ORGANDI (Glauber Filho) e MÃE E FILHA (Petrus Cariry), respectivamente.

Confira o calendário e as sinopses:


Exibição do dia 27/06

> LINZ – QUANDO TODOS OS ACIDENTES ACONTECEM (2013)
Ficção • HD • 82min • CE/Brasil // Direção: Alexandre Veras

Sinopse: O acidente é aquilo que se arma como uma contingência, aquilo por onde se perde o controle. O acidente persegue uma disposição para o acaso através de uma atemporalidade, uma espécie de fora da história. Ao mesmo tempo é através do acidente que se pode armar uma saída para uma outra compreensão da história e, principalmente, daquilo que sobra como memória fixa ou monopólio da memória fixa. Como imprevisto, o acidente se coloca numa linha de frente, um confronto, como aquilo que provoca uma aderência ao corpo, para o corpo, atravessa e rasga um corpo possível e se move. Diante de uma mobilidade infinita, porque não é previsível nem planejado, o acidente é todo movediço, circular e tocado por um rodopio incessante, que é também elíptico, rompido, mas também contínuo.


Exibição do dia 11/07

> LINHAS DE ORGANDI
Documentário • HD • 52min • CE/Brasil // Direção: Glauber Filho

Sinopse: O filme parte do mito de Aracne, a jovem tecelã que desafiou a deusa Atena a tecer um bordado mais belo que o dela, e como castigo foi transformada em aranha. A partir daí, constrói a triste história dessas mulheres. Selecionado na etapa cearense do DOCTV IV, Linhas de Organdi é da autoria do cineasta e professor da Universidade de Fortaleza, Glauber Filho, diretor de Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito, sucesso nacional de bilheteria em 2008.

Exibição do dia 18/07


> MÃE E FILHA (2011)

Ficção • HD • 1h20min • CE/Brasil // Direção: Petrus Cariry

Sinopse: Após muitos anos sem se ver, Fátima (Juliana Carvalho) resolve visitar a mãe (Zezita Matos), que vive no interior do sertão nordestino. Junto ela leva seu filho natimorto, em uma tentativa de seguir um ritual fúnebre. Só que sua mãe tem dificuldades em enfrentar o fim das coisas, seja a morte do neto ou o marido que jamais voltou. 

Convocatória

Cumprindo o papel de dar visibilidade à produção audiovisual do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que realizará no período de 27 de Junho de 2016 a 27 de Julho de 2016 uma convocatória pública para obras audiovisuais produzidas no estado do Ceará para realização da 1ª Temporada de Cinema Cearense.

1.2. O objetivo é viabilizar o amplo acesso aos conteúdos audiovisuais produzidos no estado do Ceará, dar visibilidade à diversidade do cinema cearense, estimular o debate qualificado sobre a produção audiovisual cearense e democratizar a participação da produção audiovisual cearense na grade de programação televisiva e salas de cinema do estado, por meio de uma (01) sessão gratuita no Cinema do Centro Dragão do Mar e duas (02) exibições na TVC, emissora pública do Ceará, no programa TVCine Dragão.

2. Seleção

2.1.A seleção dos filmes participantes da convocatória será feita pela curadoria do Cinema- Fundação Dragão do Mar, Diretoria de Programação da TVC e um cineasta convidado.

3. Critérios

3.1.Os filmes devem ser enviados no formato h264 junto com sinopse, trailer (ou teaser) e ficha técnica.

3.2. Os filmes devem possuir Certificado de Produto Brasileiro

3.3. Os filmes devem ter no mínino 40 minutos de duração

3.4. Uma mesma produtora poderá inscrever mais de um (01) filme na convocatória, entretanto, para atender o princípio da diversidade do cinema cearense, o mesmo diretor não poderá ser contemplado mais de uma vez.

4. Exibição

4.1. Os filmes selecionados terão uma sessão gratuita de exibição na sala de cinema do Centro Dragão do Mar e duas exibições na grade de programação da TVC, no programa TVCine Dragão.

4.2. Serão selecionados até 09 (nove) filmes para serem exibidos ao longo dos meses de Agosto, Setembro e Outubro.

4.3. Caso não sejam selecionados 09 (nove) filmes, serão feitos convites para complementar a Temporada.5. Sessão de Cinema com Conversa

5.1. A bilheteria será gratuita para o público.

5.2.Os realizadores dos filmes selecionados participarão de uma conversa com a presença de público a ser realizado e gravado antes da sessão de cinema.

5.3. A conversa será conduzido pelos apresentadores do programa TVCine Dragão, da TVC.

5.4. A conversa será gravada e irá ao ar no programa TVCine Dragão, na TVC, conforme calendário exposto no ítem 8.6. Cessão de direitos

6.1. O Instituto Dragão do Mar pagará a quantia global de R$ 500,00 (quinhentos reais) pela cessão dos direitos de exibição dos filmes, referente à totalidade do número de exibições estabelecidas no item 4 desta convocatória.

7. Documentação necessária

7.1. Os detentores dos direitos autorais deverão encaminhar ao Instituto Dragão do Mar os seguintes documentos para viabilizar o pagamento do valor estabelecido no item 6.1 desta convocatória, a saber:

a) Cópia do ato constitutivo da pessoa jurídica devidamente atualizado, ou inscrição como empresário individual ou microempresário;
b) Cartão do CNPJ emitido pela Receita Federal;
c) Certidões Negativas de Débitos com a Fazenda Nacional, Estadual, Municipal e FGTS dentro do prazo de validade;
d) Cópia do RG, CPF e comprovante de endereço do responsável pela empresa;
e) Comprovação de que detém os direitos autorais pertinentes à obra de audiovisual.8. Calendário de gravação e de exibição

8.1. As sessões da 1a Temporada de Cinema Cearense têm início a partir de 27 de Junho de 2016 no Dragão do Mar.

8.2. A 2a Temporada do TVCine Dragão começa a ir ao ar na TVC à partir do dia 16 de Julho de 2016.Datas das Sessões a serem gravadas:
 

           

JULHO

25/07

AGOSTO

08/08

15/08

22/08

29/08

           

SETEMBRO

12/09

19/09

26/09

   

OUTUBRO

10/10

Datas de Exibição:

AGOSTO   

20/08

27/08

SETEMBRO

03/09  

10/09

17/09

24/09

 

OUTUBRO

01/10

08/10

15/10

           

 

9.Participe!!

9.1.Os realizadores devem enviar os longas de 17 de Junho a 17 de Julho para o email: tvcinedragao@gmail.com, ou deixá-los na portaria da TVC (Rua Osvaldo Cruz, 1985 – Aldeota, Fortaleza-CE).

24.06.2016

Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação
Instituto Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim e Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho)
Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081

Assinatura coornenadoria matérias