CE Pacífico: Progerar capacita mais de 500 jovens do Vicente Pinzon

25 de junho de 2016 - 17:04

160625 PROGERAR MG 9344 web

    Agora, os 557 concludentes estão preparados para ingressar no mercado de trabalho e até mesmo montar o próprio negócio, gerando oportunidades para as áreas vizinhas

Maria Helena Soares Gois - Vicente Pinzon - Formada na Turma de Organizacao de Eventos web    Com um sorriso no rosto, Maria Helena Soares recebia os convidados. Na função de recepcionista, ela colocava em prática o que aprendeu nos três meses do curso de Organização de Eventos que fez no Progerar – Trabalho e Cidadania, promovido no Grande Vicente Pinzon pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), dentro das ações do Pacto por um Ceará Pacífico.

    A solenidade de entrega dos certificados aconteceu neste sábado (25), no Centro de Eventos do Ceará, e reuniu todos os formandos do Progerar.  O governador Camilo Santana presidiu a solenidade e destacou que a partir de agora os 160625 PROGERAR MG 9401 webcapacitados estão aptos a ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo montar o próprio negócio. “Já temos parceria com a Caixa Econômica e o Banco do Nordeste para avaliar os planos de negócios que surgiram a partir destes cursos para oferecer financiamento a estes jovens para que eles consigam empreender usando os conhecimentos adquiridos”, destacou.

    Camilo Santana classificou o Progerar como exemplo da aplicação do conceito do Pacto por Um Ceará Pacífico. “Envolvendo a comunidade em cursos de capacitação e 160625 PROGERAR MG 9303 weblogo depois oferecendo emprego aos nossos jovens estamos também os afastando das drogas e da violência urbana e criando uma cultura de paz na comunidade”, afirmou.

    Maria Helena destacou que o curso mudou a vida dela. “Foi muito bom para a capacitação da nossa comunidade. Só em você ter o certificado de 60 horas você já tem um diferencial para o mercado de trabalho, isso acrescenta muito em nossas vidas”.

Rafael Oliveira - Mucuripe - Formado na turma de Cabeleireiro -20160625 web    Durante três meses, 557 pessoas foram qualificadas profissionalmente, por meio de 15 cursos, distribuídos em 33 turmas. Além de Maria Helena, Rafael de Oliveira fez o curso de Cabeleireiro. “O curso me ajudou a aprender várias coisas que eu não sabia e daqui para frente quero montar o meu negócio e melhorar na qualidade de vida. É o incentivo que faltava para eu realizar o meu sonho”.

    O Grande Vicente Pinzon acolheu o Progerar – Trabalho e Cidadania, projeto da STDS feito com a comunidade e para a comunidade, e gerou resultados expressivos. Parte do leque de ações do Pacto por um Ceará Pacífico, o Progerar alcançou, além do Vicente Pinzon, os públicos do Mucuripe, Castelo Encantado, Santa Terezinha, Praia do Futuro, Cais do Porto e Titanzinho.

    Foram desenvolvidos 40 planos de negócios nas áreas de Produção de Alimentos, Solda e Metalurgia, Higiene e Beleza, Mecânica de Motos e Organização de Eventos. Em fase de elaboração, os projetos serão aprimorados para encaminhamento a instituições de microcrédito.

Vanderlan Santos de Sousa - Vicente Pinzon - Serviluz - Formado na turma do curso de Soldador -20160625 web    E um dos que já conta com o plano de negócios pronto é o recém-formado soldador, Vanderlan Santos de Souza. “Eu trabalhava como auxiliar, não podia pegar na máquina de solda e com um curso gratuito tive a oportunidade de estar capacitado para ter um salário melhor e assim oferecer melhor qualidade de vida para a minha família. Vou montar uma empresa com o meu pai”, afirmou, sem esconder o entusiasmo com a nova oportunidade.

    O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, destacou que surgiram diversos empreendimentos coletivos que ofereceram emprego e renda para a comunidade. “Muitos nunca tinham contato com as ocupações para qual eles já estão preparados e após os cursos surgiram várias cooperativas que agora estão gerando emprego e renda no Vicente Pinzon e vamos levar este mesmo modelo para os outros territórios do Ceará Pacífico em Fortaleza e no interior do Estado”, afirmou.

    O Governo do Estado, por meio da STDS e do Ceará Pacífico, realizou o Progerar – Trabalho e Cidadania em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, em um trabalho conjunto que envolveu as comunidades assistidas pelos CRAS; Centro de Inclusão Tecnológica e Social; Centro Comunitário do Farol; Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa); Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades); Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc); Associação Batista Beneficente e Missionária (Abbem); Companhia Docas do Ceará; Centro Vocacional Portuário Manuel Dias Branco (CVT); Centro de Inclusão Social e Profissional Monsenhor Amarílio Rodrigues (Cisp); Associação Arte e Costura; Stúdio Diva; Grupo de Apoio e Mensagem ao Adolescente Cearense (Gamac); Banco do Nordeste; Sebrae; além de entidades sociais e comunitárias do Grande Vicente Pinzon. As capacitações foram iniciadas em abril.

    Conforme as demandas das comunidades do Grande Vicente Pinzon, foram realizados cursos de Informática, Bombeiro Hidráulico, Soldador, Mecânica de Motos, Cabeleireira e Design de Sobrancelhas, Arte Culinária e Lanches Rápidos, Inglês Básico, Auxiliar Administrativo, Teatro, Manutenção de Computadores, Oficina de Elaboração de Projetos, Boas Práticas na Gastronomia, Organização de Eventos, Doces e Salgados/Tortas e Bolos e Produção de Confecção. Ainda como ação complementar na região, até dezembro, o Progerar realizará cadastramento dos participantes do projeto no Sine/IDT, além de oficinas de Gestão Empresarial e Aperfeiçoamento de Produtos, por meio da Central Fácil.

    Compareceram ao evento o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá, o secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, o diretor do laboratório organizacional do Progerar, Sebastião Araújo, o presidente do SINE/IDT, Gilvan Mendes, além de representantes das associações comunitárias e lideranças comunitárias do Grande Vicente Pinzon que tiveram jovens beneficiadas.

    Fotos: Carlos Gibaja e Bruno Bacs / Governo do Ceará

    25.06.2016

    Lúcio Filho
    Gestor da Célula / Rádio
 

Assinatura coornenadoria matérias