Governo do Estado autoriza início das obras do Centro das Rendeiras da Prainha

27 de junho de 2016 - 16:39

A assinatura da Ordem de Serviço será nesta terça-feira (28) e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino

rrendas1O Governo do Estado autoriza o início das obras para a construção do Centro das Rendeiras Luíza Távora, na Prainha, em Aquiraz. A assinatura da Ordem de Serviço será realizada nesta terça-feira (28), às 9h30, com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino.

Localizada no maior polo de produção artesanal de renda de bilro do Ceará, a nova unidade de produção e comercialização do artesanato cearense terá uma rrendas2área total construída de cerca de 1.000m², divididos em dois pavimentos. O equipamento contará com 38 boxes, com cerca de 10m² cada. O prazo previsto para a execução das obras é de oito meses.

“O Centro de Rendeiras da Prainha é mais uma conquista histórica dos artesãos na gestão do governador Camilo Santana, que vem garantindo, desde ano passado, diversos benefícios ao artesão cearense e também ao segmento”, destacou a primeira-dama. Em 2015, Camilo assegurou ao artesão a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tanto para vendas ao consumidor final como para os lojistas, em todo o Estado. Ainda no passado, lançamos o Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses). O Governo também garantiu realização de feiras e capacitações de artesãos com o intuito de aperfeiçoar o design do produto e ainda a abertura de uma nova loja em Fortaleza, na Praça Doutor Carlos Alberto Studart Gomes, conhecida como Praça das Flores, que será inaugurada em breve.

Além dos centros de rendeiras, a população pode ter acesso ao legítimo artesanato cearense nas cinco lojas da Central de Artesanato do Ceará (Ceart): Galeria Mestre Noza, na Praça Luíza Távora; no shopping Rio Mar Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e ainda nos municípios de Aracati, com a loja localizada na Praia de Canoa Quebrada; e ainda a de Guaramiranga.

Ceart

A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) tem como objetivo fortalecer o setor, a partir da promoção e ampliação das oportunidades de comercialização e da capacitação dos artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará conta hoje com cerca de 45 mil artesãos cadastrados.

Serviço

Assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo Centro das Rendeiras Luíza Távora

Quando: 28/06/16
Horário: 9h30
Local: Av. Viana de Brito Matos, s/n, Prainha, Aquiraz

27.06.2016

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias