Cultura do estupro é tema de roda de conversa

28 de junho de 2016 - 19:49

O evento contará com a participação das defensoras de Direitos Humanos Lola Aronovich e Adriana Tremembé no próximo dia 30

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica que 70% dos casos de estupro no Brasil são praticados contra crianças e adolescentes. Ainda segundo o Instituto, estima-se que mais de 500 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil e que, destes casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia. E mais: de acordo com o 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, publicado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos um caso de estupro é notificado às autoridades.

Os números jogam luz numa realidade alarmante no Brasil e chamam a atenção da sociedade civil e do poder público para um assunto que precisa ser discutido. Pensando em ampliar o debate, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH-CE), realiza a Roda de Conversa sobre a cultura do estupro na próxima quinta-feira (30), às 14h, no auditório da Sejus.

O encontro contará com a presença de duas participantes do programa de proteção Lola Aronovich (do blog Escreva Lola Escreva) e Adriana Tremembé (defensora da causa indígena), e também da delegada de defesa da mulher, Rena Gomes.

Para Hélio Leitão, titular da Sejus, o debate se faz necessário e urgente. “Somos legatários históricos dos valores forjados em uma sociedade escravocrata, patriarcal e machista, em que à mulher são reservados papéis sociais pré-definidos, num claro processo de coisificação”, destaca o secretário.

Defensoras

As convidadas Lola e Adriana fazem parte do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH-CE), que é executado pelo Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH). Durante a roda de conversa, elas falarão sobre a atuação delas como defensoras dos Direitos Humanos, passando pela condição de gênero e da luta diária por igualdade.

O evento é aberto ao público e está sujeito à lotação do auditório da Sejus.

Serviço:

Roda de Conversa sobre a cultura do estupro

Dia: 30 de junho
Horário: 14 horas
Local: auditório da Sejus (rua Tenente Benévolo, 1055)

 

 

28.06.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara