Doadores de sangue participam de festa junina no Hemoce nesta quarta (29)

28 de junho de 2016 - 19:54

Os festejos juninos já começaram e nesta quarta-feira (29), Dia de São Pedro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, realizará o “Arraiá da Hemoção”, a partir das 9 horas. Ao som da sanfona, apresentação de quadrilha junina e barracas com comidas típicas, os voluntários poderão festejar e aproveitar a comemoração para um gesto de solidariedade, a doação de sangue.

A festa junina vai contar com a participação da quadrilha Chama da Fogueira que é formada por crianças de 4 a 16 anos de idade. Essa é a terceira vez que o grupo se apresenta voluntariamente no Hemoce. “A gente fica muito feliz de fazer nossa parte levando nossa dança e música para incentivar as pessoas a doarem, cada um fazendo sua parte, podemos salvar muitas vidas”, diz Marcos Teixeira, presidente da quadrilha junina.

De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, a quadrilha é uma forma animada de sensibilizar a população a doar. “A festa junina traz alegria e animação. E a solidariedade também é um motivo de festa, pois cada doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas e quem recebe esse gesto de amor com certeza se enche de felicidade”, fala.

Com a solidariedade da população cearense, o Hemoce fornece bolsas de sangue para pacientes que necessitam de transfusão de sangue em 388 unidades de saúde do Estado, além de atender pacientes portadores de coagulopatias e hemoglopinopatias (enfermidades no sangue). Todo o procedimento da doação de sangue leva em média 40 a 60 minutos e uma simples atitude pode salvar até quatro vidas, já que uma bolsa pode ser dividida em diferentes componentes como: plasma, plaqueta e hemácias e outros.

 

O que é necessário para doar

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: quem tem menos de 18 anos precisa apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br) .

28.06.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br – asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

Assinatura coornenadoria matérias