Governo do Estado capacita agentes de saúde e enfermeiros em Desenvolvimento Infantil

29 de junho de 2016 - 20:13

Primeira-dama Onélia Leite Santana participou da aula inaugural com 153 agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem

MM7877 webCom a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, 153 agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem da Atenção Primária do município de Horizonte participaram, na manhã de quarta-feira (29), da aula inaugural da capacitação em Desenvolvimento Infantil, na segunda fase do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS). O curso é promovido pelo Governo do Estado, da Secretaria da Saúde e da Escola de Saúde Pública do Ceará.

“O trabalho de vocês representa um grande impacto para as comunidades e as famílias do nosso Estado”, ressaltou Onélia Santana antes de fazer a MM7881 webapresentação do Programa Mais Infância, destacando que a formação dos agentes comunitários de saúde integra um dos eixos da iniciativa do governo estadual. “Queremos que todas as crianças cearenses sejam bons cidadãos”, disse a primeira-dama. “Por isso vamos preparar essas crianças para o agora e para o futuro”, acrescentou.

A aula inaugural teve sequência coma apresentação da fonoaudióloga e psicopedagoga Dagmar Soares que falou sobre “A importância da Atenção Básica para o desenvolvimento infantil”. Zuíla Santos, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Horizonte e do Conselho Municipal de Saúde, aluna do curso, reconheceu a importância da MM7906 webcapacitação dos profissionais. “Fico alegre em ver que, não só o município, mas o Governo do Estado está preocupado com as questões da infância e da adolescência”, ressaltou. “Quando traz a capacitação no desenvolvimento da criança, vem abraçar o que a gente trabalha no município e os agentes comunitários de saúde de Horizonte estão sendo abraçados pelo projeto”, considerou.

“São vocês que estão dentro das casas das famílias, todos os dias, e sem o apoio de vocês não poderíamos fazer pelas nossas crianças”, observou sobre o trabalho dos agentes de saúde a primeira-dama de Horizonte, Jô Farias, também presidente da Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE). Também presente à aula inaugural, Jô Farias lembrou o seis Selos Unicef conquistados pelo município e o Prêmio Abrinq Prefeito Amigo da Criança entregue no dia 22 de junho, em reconhecimento das políticas voltadas para a infância e juventude. Participaram, ainda, da aula inaugural o diretor de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Garcia Cavalcante, e a Gestora de Programas do Unicef para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Tati Andrade.

A capacitação dos agentes de saúde, de 120 horas em atividades presenciais e à distância, faz parte do pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Os municípios de Tauá, Jucás, Acopiara, Iguatu e Fortaleza, no bairro Vicente Pinzon, também estão incluídos na capacitação, que se estenderá até o mês de dezembro. Posteriormente, a capacitação será estendida aos demais municípios do Estado, inicialmente a 36 municípios selecionados conforme a Nota Técnica 59, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), “ìndice Social de Focalização do Programa Mais Infância”. A meta do Governo do Estado é capacitar os agentes de saúde dos 184 municípios.

29.06.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias