Micron-Ita recebe licença prévia da Semace para indústria de beneficiamento em Quixeré

29 de junho de 2016 - 18:11

A empresa Micron-Ita teve a licença prévia para instalar indústria de beneficiamento de minerais não metálicos expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta terça-feira (28). O documento, que atesta a viabilidade ambiental e locacional do empreendimento, é válido até 24 de junho de 2019. A mineradora pretende se instalar no município de Quixeré com o objetivo de obter calcário micronizado, muito utilizado em componentes de PVC, cimento, cal, entre outros.

 

A licença prévia não autoriza a empresa fazer qualquer intervenção no terreno. Para dar início à parte estrutural, a Micron-Ita deverá solicitar junto à Semace sua licença de instalação e apresentar os projetos e programas propostos no Estudo de Viabilidade Ambiental e os projetos construtivos do empreendimento. A indústria de beneficiamento ocupará 4,2 hectares (ha), dos quais aproximadamente três serão de área construída, no sítio Bom Sucesso, distante cerca de 30 km da sede de Quixeré.

 

Área para extração

 

Encontra-se também em fase de licenciamento prévio na Semace o terreno cujo minério a ser beneficiado pela Micron-Ita será extraído. Trata-se de uma área com 70 ha na mesma região e uma reserva lavrável autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral de 284 milhões de toneladas. Durante audiência pública realizada no município no início do mês de junho em razão do licenciamento ambiental da área de extração, o representante da Micron-Ita, Guilherme Diniz, informou que a localização do empreendimento se deu pela qualidade do mineral encontrado na região, com alto teor de carbonato de cálcio.

 

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Semace
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br