Oficina prepara municípios para novo modelo de atenção à saúde

29 de junho de 2016 - 21:00

Nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30, e sexta-feira (1º), a Secretaria da Saúde do Estado fará a VI Oficina Estadual do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde ( QualificaAPSUS Ceará), no hotel Romanos, em Fortaleza. Lançado em janeiro deste ano pela Sesa, o QualificaAPSUS quer subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir de nova estruturação da atenção primária nos municípios e assim contribuir para implantação e funcionamento das redes de atenção, ampliando e qualificando os serviços de saúde à população.

A oficina, que reúne 400 participantes de 162 municípios, coordenadores e técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde e também gestores e profissionais nível central da Sesa, tem o objetivo bem definido pela coordenadora do QualificaAPSUS Ceará, Carmem Cemires, da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa: “possibilitar a compreensão sobre a relevância do monitoramento e avaliação na atenção primária à saúde”. Ela afirma que a ¨avaliação da situação de saúde da população decorre em grande parte das atividades de monitoramento realizadas a partir das informações produzidas no cotidiano da atenção primária, sendo fundamental compreender os processos avaliativos como integrantes do processo de trabalho e essenciais para orientação das práticas de saúde¨.

Entre os temas apresentados e discutidos na oficina, estão “Atenção primária à saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade”, Condições crônicas na atenção primária à saúde”, “Monitoramento e avaliação na atenção primária à saúde”. Discutirão também o plano para operacionalização das metas pactuadas e a matriz de monitoramento. Haverá um momento junino, com um arraial montado no ambiente da oficina.

Além da preparação dos gestores e profissionais, através da realização de seis oficinas e três cursos complementares, o Projeto QualificaAPSUS fará a avaliação da qualidade da atenção primária, que atribuirá os selos ouro, prata e bronze para as equipes de saúde que atingirem os padrões de qualidade esperados. Por meio da avaliação, será verificado o estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificadas e corrigidas as não conformidades e ainda desenvolvidos planos para a melhoria permanente da atenção à saúde da população.

Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS): (85) 3101.5265/ 3488.2135 / 3101.5155 / qualificaapsusce@gmail.com

29.06.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Assinatura coornenadoria matérias