Plano Estadual de Resíduos Sólidos é apresentado na Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

29 de junho de 2016 - 20:45

Na manhã de quarta-feira (29), foram realizadas as oficinas da XX Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Juazeiro do Norte. Foram apresentadas formas práticas para reduzir, reciclar e reutilizar. Já a abertura oficial do evento ocorreu à tarde, às 14h, com a conferência do secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno. Ele falou sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, recentemente sancionado pelo governador Camilo Santana.

A Política Estadual de Resíduos Sólidos define diretrizes e normas de prevenção da poluição, proteção e recuperação da qualidade do meio ambiente. “O destino dos resíduos sólidos, dentro dos padrões de desenvolvimento sustentável, exige diversas tarefas dos setores público e privado e da sociedade. Uma delas, de competência do Estado é alinhar as políticas ambientais de sustentabilidade”, informou Bruno.

O titular da Sema destacou as inovações do Plano: instrumentos econômicos de autosustentabilidade; regulação dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; redução de ICMS sobre a circulação de produtos reciclados, reutilizados ou remanufaturados; criação do Sistema de Informações em Saneamento do Estado do Ceará. “O Ceará que tem 184 municípios e aproximadamente 280 lixões, o que nos envergonha. De todos os municípios, apenas dez utilizam aterros sanitários. O que nós queremos é que até 2020, 20% dos municípios já tenham aterros sanitários, coleta seletiva e gestão integrada. O objetivo é erradicar os 280 lixões em 20 anos”, afirmou.

29.06.2016

Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade
/DemetrioFarias

Assinatura coornenadoria matérias