STDS realiza São João da terceira idade

29 de junho de 2016 - 14:33

Para comemorar São Pedro e as novas instalações do Abrigo dos Idosos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta quarta-feira (29), às 16 horas, o arraial dos idosos, uma grande festa junina com casamento matuto, barraca de comidas típicas, quadrilha improvisada, exposição de peças da cultura nordestina e teatro. A animação fica por conta do “arrasta pé” de Ayrton Sales, Alex Lavor e Israel de Sousa e banda.

“A nossa sociedade tende a colocar a pessoa idosa no esquecimento, e isso precisa mudar, pois reflete a realidade de muitos que se encontram abandonados dentro da própria família, os idosos precisam e devem ser participativos e integrados ao meio em que vivem, buscando seus direitos e desfrutando de uma vida digna. O arraial é uma forma de mostrar que eles têm direito a vida social e merecem festejar”, declara a secretária Executiva da STDS, Ana Maria Cruz, ao convidar a todos a participarem do Arraiá dos Idosos.

Reforma

Para melhor atender aos 89 idosos que se encontram na unidade, o abrigo dos Idosos foi reformado recentemente. Foram construídos novos blocos de administração, saúde e nutrição, que contemplam, respectivamente, salas de recepção, apoio, reunião, direção, atendimento médico, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia e refeitórios para os idosos e funcionários, além de uma cozinha industrial e almoxarifado.

Uma piscina para hidroterapia irá auxiliar nos trabalhos e movimentos funcionais dos idosos dentro da água, local de fácil mobilidade e que possibilita uma atividade física mais satisfatória para o desempenho do corpo. Os fisioterapeutas utilizam bolas flutuadoras, caneleiras, coletes e esteiras para as atividades. “Estamos felizes de poder realizar o arraial do idoso, eles estão empolgados para participar do teatro. Alguns vão participar como atores na peça Maria bonita e Lampião, e essa alegria deles é impagável. Após as reformas, fazer uma festa dessas é como comemorar as melhorias que estamos alcançando para atender ao idoso, que é nossa prioridade”, afirmou a diretora da unidade de Abrigo, Renata Almeida.

Acolhimento

A unidade de Abrigo é destinada ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de auto cuidado na vida diária, abandonados por seus familiares ou que não tenham condições de prover seu próprio sustento. O abrigo oferece proteção integral e cuidados para a preservação da saúde física e emocional e seus direitos e garantias em locais adequados.

O Abrigo de Idosos atende, atualmente, 89 idosos, sendo 45 homens e 44 mulheres entre 60 e 90 anos. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve diariamente atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados.

Serviço

Data: 29 de junho (quarta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Abrigo do Idoso – Rua Olavo Bilac, 1.280, São Gerardo – 3101.3217/2175

 

 

29.06.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline