‘Enem não Tira Férias’ fortalecerá aprendizagem dos alunos da 3ª série do Ensino Médio

1 de julho de 2016 - 13:23

Aulões e redação serão ofertados entre os dias 4 e 21 de julho, por meio do projeto “Enem não Tira Férias”. A partir dessa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), escolas da rede estadual receberão os alunos da 3ª série do Ensino Médio que se preparam para ingressar na universidade e irão participar do Exame. O lançamento da ação será nesta segunda-feira (4), às 10 horas, no Centro de Educação a Distância (CED), vinculado à Seduc e localizado em Sobral.

O acompanhamento do projeto ficará sob a responsabilidade das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na Capital. Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede estadual e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, poderá comparecer a uma escola que funcionará como polo. Em relação ao ano passado, houve aumento no número de alunos da 3ª série do Ensino Médio inscritos no Exame. São mais de 96 mil estudantes, o que equivale a 98,8% do total. Em 2015, esse número era de 97%.

Conforme o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o objetivo é fortalecer o aprendizado dos jovens que farão o Exame nos dias 5 e 6 de novembro próximo. “O projeto terá uma programação organizada em aulões, envolvendo as quatro áreas do conhecimento abordadas no Enem, e em atividades estruturadas de redação”, ressalta o gestor.

Sobre a programação

As atividades irão acontecer de terça a quinta-feira, com os aulões organizados pelas escolas. A quarta-feira será dedicada à produção textual. Caberá à Seduc divulgar o tema do dia, entre outras informações, por meio da página da Secretaria no Facebook
(https://www.facebook.com/EducacaoCeara/).

ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM

O Enem não Tira Férias integra o projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

1 – documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas;
2 – inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);
3 – motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);
4 – preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);
5 – Dia E – (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio) – Este ano, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro próximo;
6 – ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da rede pública cearense no Ensino Superior, por meio do SISU. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos. Os números relativos ao Enem 2015 ainda serão divulgados pelo MEC.

01.07.2016

Bruno Mota
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
bruno.mota@seduc.ce.gov.br