Porto Iracema das Artes promove encontro de artistas

5 de julho de 2016

O Programa Amarrações Estéticas traz, no próximo dia 6 de julho, às 19h, três conceituados artistas  das áreas de artes visuais, cinema e teatro/performance: Maria Helena Bernardes, Karim Aïnouz e Emilio García Wehbi.

O objetivo do Amarrações é potencializar reflexões sobre questões que perpassam os diversos projetos dos Laboratórios, afim de ampliar o repertório conceitual dos artistas/grupos. A partir da análise dos projetos selecionados em cada edição, novas questões e eixos temáticos são evidenciados; em 2016, foram identificados os temas Território e Tempo e Arte e Política, além de Sexualidade e Gênero  e Palavra e Imagem.

Neste encontro, os convidados apresentarão um recorte de sua produção poética, evidenciando a questão “território e tempo” e estabelecendo relações com os projetos desenvolvidos na atual edição dos Laboratórios Porto Iracema das Artes. Serão propostas questões que mobilizem o debate sobre território e resistência, a relação entre o privado e o público, o desejo pelo outro lugar, a deriva, o embate corpo/paisagem, o território enquanto corpo, a ocupação transgressora de espaços públicos e privados, dentre outros.

Eixo: Território e Tempo

O território se apresenta em muitas instâncias como metáfora de um corpo, que agrega eixos e desloca diferentes temporalidades. Um corpo-paisagem, um corpo-desejo, um corpo-deslocamento, que conflui para distintos lugares, entornos e memórias. Esse eixo propõe pensar o território a partir de escritas poéticas diversas, que se configuram na latência do popular, do contemporâneo, do individual, do coletivo, da memória, da criação ficcional, entre a permanência e o desejo pelo outro lugar.

   

Confira os 4 eixos temáticos do Programa Amarrações Estéticas 2016:

portoiracemadasartes amarracoes 2016-02-1-600x633

 

 

SERVIÇO:

Amarrações Estéticas, com Emilio Garcia Wehbi (Teatro/Performance), Karim Aïnouz (Cinema) e Maria Helena Bernardes (Artes Visuais)

Data: 06 de julho de 2016
Hora/Local: 19h. Auditório Porto Iracema
Aberto ao público

 

05.07.2016


Assessoria de Comunicação da Escola Porto Iracema das Artes
Ana Alice Nogueira
(85) 3219.5842

Expediente coordenadoria-01