Socorro França ministra aula do “Enem Não Tira Férias” na Escola Justiniano de Serpa

5 de julho de 2016 - 18:47

Nesta quarta-feira (6), das 8h às 9h, na Escola Justiniano de Serpa, a titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Socorro França, ministra aula para os alunos da 3ª série do Ensino Médio que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, marcado para os dias 5 e 6 de novembro. A ação faz parte da programação do projeto “Enem Não Tira Férias”, lançado ontem pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). As atividades reúnem aulões e práticas de redação até o próximo dia 21 de julho.

 

Para participar do projeto, o aluno precisa estar matriculado na rede estadual e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, pode comparecer a uma escola que funcione como polo. No total, são cerca de 180 escolas abertas com atividades em todo o Estado.

 

Redação

 

As atividades irão acontecer de terça a quinta-feira, com os aulões organizados pelas escolas. A quarta-feira será dedicada à produção textual. Caberá à Seduc divulgar o tema do dia, entre outras informações, por meio da página da Secretaria no Facebook
(https://www.facebook.com/EducacaoCeara/). Para esta quarta-feira, os temas sugeridos são: “Liberdade de expressão sem ferir a integridade moral do outro” e “O papel do cidadão no combate às epidemias”. E a partir das 9h30, será divulgado o tema escolhido para a redação.

 

Toda quarta-feira, um secretário do Governo irá ministrar aula para os estudantes em uma escola. Na próxima semana, será a vez do secretário da Educação Idilvan Alencar que estará no município de Nova Olinda.

 

O projeto será acompanhado pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na Capital.  Em relação ao ano passado, houve aumento no número de alunos da 3ª série do Ensino Médio inscritos no Exame. São mais de 96 mil estudantes, o que equivale a 98,8% do total. Em 2015, esse número era de 97%.

 

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem não Tira Férias integra o projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

 

1 – documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas;
2 – inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);
3 – motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);
4 – preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);
5 – Dia E – (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio) – Este ano, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro próximo;
6 – ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

 

É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da rede pública cearense no Ensino Superior, por meio do Sisu. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos. Os números relativos ao Enem 2015 ainda serão divulgados pelo MEC.

 

Serviço:
Socorro França ministra aula do Enem Não Tira Férias na Escola Justiniano de Serpa
Hora: 8h
Local:  Escola Justiniano de Serpa –  Av. Santos Dumont, 56 – Centro, Fortaleza – CE
Data: 06.07.2016

 

05.07.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br
85 3101.3972